Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Teodoro, Marina Alves | - |
Autor(es): dc.creator | Rodrigues, Ana Cláudia Tavares | - |
Autor(es): dc.creator | Baleotti, Luciana Ramos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T16:38:51Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T16:38:51Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1590/2526-8910.CTOAO262434241 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/306799 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/306799 | - |
Descrição: dc.description | Introduction: Knowledge about assistive technology is related to aspects of the field of occupational therapy, thus, it is questioned whether such knowledge has been addressed in undergraduate courses. Objectives: To identify the undergraduate courses in occupational therapy in the state of São Paulo that offer disciplines related to assistive technology, identify the disciplines, their respective workloads and the content present in each of them. Method: The sample consisted of eight universities, five public and three private. The search was made in the curricular matrices, teaching plans of specific and non-specific disciplines, objectives and contents available online or requested from the course coordinator. Descriptive data analysis was performed. Results: It was found that assistive technology content was offered in the investigated universities, with a difference between the workload and the content offered. The analysis by assistive technology application area showed that the content on orthoses is offered in 100% of the analyzed courses, followed by assistive products for the performance of daily activities and prostheses, both contents found in 75% of the courses; mobility equipment; accessibility and universal design in 62.5%; alternative communication in 50% of the courses. Conclusion: The results point to the relevance of greater homogeneity of content between the investigated universities and suggest that this study has the potential to foster discussions about the formation of occupational therapists in the assistive technology area, since the results come from the analysis of undergraduate courses located in the state which has the largest number of occupational therapy courses in Brazil. | - |
Descrição: dc.description | Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) | - |
Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho UNESP, SP | - |
Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho UNESP, SP | - |
Descrição: dc.description | FAPESP: 2018/19375-8 | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Relação: dc.relation | Brazilian Journal of Occupational Therapy | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | Assistive Technology | - |
Palavras-chave: dc.subject | Higher Education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Occupational Therapy | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professional Qualification | - |
Título: dc.title | Teaching assistive technology in undergraduate courses in occupational therapy in the State of São Paulo | - |
Título: dc.title | Ensino de tecnologia assistiva nos cursos de graduação em terapia ocupacional do Estado de São Paulo | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: