Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universitat Politècnica de València | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Miralles-Garcia, Josep Lluís | - |
Autor(es): dc.creator | Liberado, Eduardo Verri | - |
Autor(es): dc.creator | Gielen, Eric | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T17:34:06Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T17:34:06Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1007/978-3-031-76418-9_9 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/306789 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/306789 | - |
Descrição: dc.description | This chapter focuses on several issues related to training in university engineering education. This process implies teamwork, multidisciplinarity, globality and multiculturalism and, consequently, the ability to express oneself clearly and reflect in an open public practice. This chapter focuses, first of all, on analyzing the training received by engineering students and the deficits that they present in the acquisition of transversal competences associated with achieving sustainability objectives in projects and plans that must necessarily have a multidisciplinary nature of teamwork. Secondly, the result of the global learning experiences carried out is analyzed based on the opinion expressed by the students who have participated in them, specifically undergraduate and master’s degree in engineering, São Paulo State University (Brazil), and master’s degree in civil engineering, Universitat Politècnica de València (Spain), through a multicultural and multidisciplinary collaborative experience. These students participated in some academic courses in COIL experiences with other universities. Finally, a reflection is made on how global learning experiences could be improved by modifying or incorporating activities in the study programs, with the aim that students obtain transversal competences related to international multidisciplinary teamwork for environmental decision making in the process of elaboration and execution of projects and plans related to engineering. | - |
Descrição: dc.description | Department of Urbanisme Universitat Politècnica de València | - |
Descrição: dc.description | São Paulo State University (UNESP) Institute of Science and Technology | - |
Descrição: dc.description | São Paulo State University (UNESP) Institute of Science and Technology | - |
Formato: dc.format | 143-154 | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Relação: dc.relation | Sustainable Development Goals Series | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | Role playing simulations | - |
Palavras-chave: dc.subject | STEM in virtual exchanges | - |
Título: dc.title | Intercultural Learning Experiences for Sustainable Development from Engineering Schools | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: