Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) | - |
Autor(es): dc.contributor | Deakin Univ | - |
Autor(es): dc.contributor | Hacettepe Univ | - |
Autor(es): dc.contributor | Univ Louisville | - |
Autor(es): dc.contributor | Univ Melbourne | - |
Autor(es): dc.contributor | Federat Univ Australia | - |
Autor(es): dc.contributor | Fed Inst Educ Sci & Technol South Minas Gerais | - |
Autor(es): dc.contributor | Univ Porto | - |
Autor(es): dc.contributor | Univ Montreal | - |
Autor(es): dc.contributor | Univ Limerick | - |
Autor(es): dc.contributor | Univ Fed Ceara | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Rufino, Luiz Gustavo Bonatto | - |
Autor(es): dc.creator | Iannucci, Cassandra | - |
Autor(es): dc.creator | Hunuk, Deniz | - |
Autor(es): dc.creator | Vidoni, Carla | - |
Autor(es): dc.creator | Luguetti, Carla Nascimento | - |
Autor(es): dc.creator | Goncalves, Luiza Lana | - |
Autor(es): dc.creator | Ferreira, Heidi Jancer | - |
Autor(es): dc.creator | Batista, Paula | - |
Autor(es): dc.creator | Borges, Cecilia | - |
Autor(es): dc.creator | Macphail, Ann | - |
Autor(es): dc.creator | Neto, Luiz Sanches | - |
Autor(es): dc.creator | Neto, Samuel de Souza | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T18:52:31Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T18:52:31Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1123/jtpe.2023-0318 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/306746 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/306746 | - |
Descrição: dc.description | Purpose: This paper delves into the approach of solidarity in action as a collaborative research methodology in the field of physical education, based on Freire's concepts of solidarity and circle of culture. In a landscape marked by competitiveness and hierarchy, this paper emphasizes the importance of mutual understanding, empathy, and collective struggle for social change in academia. Results: The paper explores a case study of an international project and highlights three key features: (a) intentionality in group creation, (b) levels of collaboration and horizontal relationships, and (c) democratic facilitation. These features stress the importance of collective action, open dialogue, and shared responsibility. Solidarity in action emerges as a methodology designed to cultivate communities, promote critical engagement, and address social injustices. Conclusion: By integrating solidarity in action into research, the paper advocates for a more inclusive, equitable, and culturally sensitive approach in physical education, highlighting the potential for positive change in academia. | - |
Descrição: dc.description | Univ Estadual Campinas, Dept Adapted Phys Act, Campinas, SP, Brazil | - |
Descrição: dc.description | Deakin Univ, Fac Arts & Educ, Waurn Ponds, Vic, Australia | - |
Descrição: dc.description | Hacettepe Univ, Fac Sport Sci, Ankara, Turkiye | - |
Descrição: dc.description | Univ Louisville, Dept Hlth & Sport Sci, Louisville, KY USA | - |
Descrição: dc.description | Univ Melbourne, Fac Educ, Melbourne, Vic, Australia | - |
Descrição: dc.description | Federat Univ Australia, Inst Educ Arts & Community, Ballarat, Vic, Australia | - |
Descrição: dc.description | Fed Inst Educ Sci & Technol South Minas Gerais, Pocos De Caldas, MG, Brazil | - |
Descrição: dc.description | Univ Porto, Fac Sport, Porto, Portugal | - |
Descrição: dc.description | Univ Montreal, Fac Sci Educ, Dept Psychopedag & Andrag, Montreal, PQ, Canada | - |
Descrição: dc.description | Univ Limerick, Dept Phys Educ & Sport Sci, Limerick, Ireland | - |
Descrição: dc.description | Univ Fed Ceara, Fortaleza, CE, Brazil | - |
Descrição: dc.description | Univ Estadual Paulista, Biosci Inst, Educ Dept, Sao Paulo, SP, Brazil | - |
Descrição: dc.description | Univ Estadual Paulista, Biosci Inst, Educ Dept, Sao Paulo, SP, Brazil | - |
Formato: dc.format | 8 | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Publicador: dc.publisher | Human Kinetics Publ Inc | - |
Relação: dc.relation | Journal Of Teaching In Physical Education | - |
???dc.source???: dc.source | Web of Science | - |
Palavras-chave: dc.subject | collaboration | - |
Palavras-chave: dc.subject | internationalization | - |
Palavras-chave: dc.subject | innovative collaborative methodologies | - |
Palavras-chave: dc.subject | Paulo Freire | - |
Título: dc.title | Exploring Solidarity in Action: Key Methodological Features for Collaborative Research in Physical Education | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: