Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.contributor | Colégio Integração (CI) | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) | - |
Autor(es): dc.creator | Tambarussi, Carla Melli | - |
Autor(es): dc.creator | Klüber, Tiago Emanuel | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T16:06:12Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T16:06:12Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1590/1980-4415v38a240020 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/306721 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/306721 | - |
Descrição: dc.description | Mathematical Modeling in Mathematics Education (MM) has been the focus of our investigations, whether developed in co-authorship or individually. This research convergence is closely tied to the fact that PPGEM is part of our academic trajectory. Thus, taking advantage of the call for articles for the PPGEM 40 YEARS issue of the Mathematics Education Bulletin – Bolema, we pursue in this text the following research question: What do the thematic nuclei of the dissertations and theses defended at PPGEM over its 40 years, which addressed this research area, mean for the Brazilian MM community? The methodological approach chosen to address this question was the survey of dissertations and theses that focused on Mathematical Modeling, produced and defended within the program. The analysis of the research was conducted according to phenomenological understanding, and we articulated four categories concerning the thematic nuclei of the analyzed investigations: C1 - The teaching and learning of Mathematics through working with MM; C2 - Mathematical Modeling and teacher education; C3 - Specific aspects of Mathematical Modeling; C4 - Mathematical Modeling along with other possibilities for working with Mathematics in the classroom. These nuclei express, for example, the potential of PPGEM to initiate discussions in the area of Mathematical Modeling, among which we can highlight the training of teachers in Mathematical Modeling, as well as the training of researchers who have become renowned figures within the MM community. | - |
Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP) | - |
Descrição: dc.description | Colégio Integração (CI), Assis Chateaubriand, Paraná | - |
Descrição: dc.description | Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) | - |
Descrição: dc.description | Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Cascavel, Paraná | - |
Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP) | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Bolema - Mathematics Education Bulletin | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | Graduate Program | - |
Palavras-chave: dc.subject | Human Resources Development | - |
Palavras-chave: dc.subject | Phenomenology | - |
Palavras-chave: dc.subject | Qualitative Research | - |
Palavras-chave: dc.subject | Thematic cores | - |
Título: dc.title | Developments in Mathematical Modeling research conducted in dissertations and theses at PPGEM for the Brazilian community | - |
Título: dc.title | Desdobramentos da pesquisa em Modelagem Matemática desenvolvida em dissertações e em teses no PPGEM para a comunidade brasileira | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: