Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Bicudo, Maria Aparecida Viggiani | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T18:52:55Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T18:52:55Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-09-30 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1007/978-3-031-35209-6_3 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/306713 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/306713 | - |
Descrição: dc.description | The claims and discussion presented in this chapter are articulated by the question How to account for the different views offered in the many lines of research within the realm of mathematics education, so as to avoid being held hostage by it, while seek nuclear ideas that articulate such diversity. This chapter argues that the intertwining between pre-categorial and categorial knowledge underlies the diversity of views, the respective perspectives in which they are created and, above all, the imposition of the mathematical-scientific-technological way of conceiving and treating worldly reality. Crucial themes for this conception, such as exactness and mathematization, are highlighted. Another argument is that the contemporary world view established and practiced by science and technology has become absolute and led to the loss of meaning within human life. It also contends that it is crucial for mathematics education to work with such types of knowledge, through an exercise of philosophical, thus critical, and reflective thinking, aiming to emphasize the importance and meaning of the science and technology present in the contemporary world, as well as highlight that they do not dictate and are not of the guardians of truth, much less establish the parameters that should guide human knowledge and the ethics of personal and social interrelations. | - |
Descrição: dc.description | São Paulo State University (Unesp) | - |
Descrição: dc.description | São Paulo State University (Unesp) | - |
Formato: dc.format | 63-86 | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Relação: dc.relation | Ongoing Advancements in Philosophy of Mathematics Education | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | Categorial knowledge | - |
Palavras-chave: dc.subject | Exactness | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mathematics education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mathematization | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pre-categorial knowledge | - |
Título: dc.title | Questions that are at the core of a mathematics education project | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: