Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Alagoas | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Canuto, Angela | - |
Autor(es): dc.creator | Barbosa, Cecilia | - |
Autor(es): dc.creator | Cyrino, Eliana Goldfarb | - |
Autor(es): dc.creator | Soares, Alicia | - |
Autor(es): dc.creator | Gomes, Beatrice | - |
Autor(es): dc.creator | Rocha, Gabriela | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T17:12:33Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T17:12:33Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-10-03 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.36367/ntqr.17.2023.e819 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/306677 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/306677 | - |
Descrição: dc.description | Introduction Qualitative research has emerged to enhance the study within methodological sciences, seeking a detailed and subjective depth into individual views of the research object. With the information revolution, these types of research have also been influenced, making it possible to use virtual tools for analysis. With the SARS-COV-2 pandemic and the adoption of lockdowns, tools such as Google Meet, Zoom and CAQDAS have become prominent. It has been observed that with the adoption of these tools, there is a greater richness, as well as a more in-depth and complete understanding of the theme being studied, making their study crucial; Goals To reflect on the applications of traditional and virtual methodologies in qualitative research. Methods: This is a qualitative study based on a research-action thesis that, through the use of traditional methodological resources such as literature, music, meetings and lectures, as well as innovative resources such as virtual environments, video summaries and CAQDAS, sought to promote a boost in reflective analyses-both online and in-person-among the participating groups regarding a collective conflict; Results It was seen that the integration of traditional methods with virtual tools facilitated the reach of more participants, in addition to supporting their communication and invitation, and also assisted in the collection and processing of data obtained during the debates. Furthermore, it was observed that there was no subjective deficit in the plurality of speeches and themes, which were later transcribed and analyzed with the use of these tools, increasing the precision of the data; Final considerations The integration between virtual and in-person modalities proves to be advantageous in enriching faster and geographically unlimited debates, while still presenting a plural and dialectical character, in addition to being more efficient in collecting and registering data for analysis and discussions. | - |
Descrição: dc.description | Universidade Federal de Alagoas | - |
Descrição: dc.description | Universidade Estadual de São Paulo | - |
Descrição: dc.description | Universidade Estadual de São Paulo | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | New Trends in Qualitative Research | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | CAQDAS | - |
Palavras-chave: dc.subject | Methodology | - |
Palavras-chave: dc.subject | Online | - |
Palavras-chave: dc.subject | Qualitative research | - |
Palavras-chave: dc.subject | Traditional | - |
Título: dc.title | WHEN TRADITIONAL AND INNOVATOR MEET: ASPECTS OF A RESEARCH QUALITATIVE | - |
Título: dc.title | QUANDO O TRADICIONAL E O INOVADOR SE ENCONTRAM: ASPECTOS DE UMA PESQUISA QUALITATIVA | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: