
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.contributor | Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade de São Paulo (USP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Bolsoni-Silva, Alessandra Turini | - |
| Autor(es): dc.creator | Pizeta, Fernanda Aguiar | - |
| Autor(es): dc.creator | Loureiro, Sonia Regina | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:57:27Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:57:27Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-31 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1590/1982-4327e3334 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/306665 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/306665 | - |
| Descrição: dc.description | There are gaps in the ways in which maternal depression, educational practices and children's behavior problems are associated. The objective was to verify: (a) associations between maternal depression, parenting practices and behavior problems in this sample; (b) the isolated and combined predictive effect of maternal depression and both positive and negative parenting practices on behavior problems; and (c) the possible moderating effect of positive parenting practices in the relation between maternal depression and behavior problems. Participants were 101 biological mothers who responded to validated self-report instruments. Data were treated by univariate and multivariate regression analyses, and moderation analyses were conducted. Associations were found between negative parenting, current maternal depression and behavior problems. And the moderation of positive practices in reducing the negative impact of depression on children's behaviors was identified. Teaching positive practices is suggested to minimize risk factors for behavioral problems. | - |
| Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, SP | - |
| Descrição: dc.description | Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, SP | - |
| Descrição: dc.description | Universidade de São Paulo, SP | - |
| Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, SP | - |
| Idioma: dc.language | en | - |
| Relação: dc.relation | Paideia | - |
| ???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
| Palavras-chave: dc.subject | child behavior | - |
| Palavras-chave: dc.subject | depression | - |
| Palavras-chave: dc.subject | mother-child relationships | - |
| Título: dc.title | Parenting Practices, Maternal Depression and Behavior Problems: Associations, Prediction and Moderation | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: