
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) | - |
| Autor(es): dc.creator | Monari, Ana Carolina | - |
| Autor(es): dc.creator | Santos, Allan | - |
| Autor(es): dc.creator | Sacramento, Igor | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T17:08:40Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T17:08:40Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-07-19 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.22323/2.19070203 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/306622 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/306622 | - |
| Descrição: dc.description | As successive studies have shown that chloroquine and hydroxychloroquine are ineffective in treating COVID-19, this article investigates how the Brazilian president, Jair Bolsonaro, disputes the truth around science to convince the population that these drugs can save lives, preserve jobs and restore economic growth. Using Charaudeau’s theory [2007; 2010] as a methodological framework, as well as understanding that right-wing populism has embodied post-truth communication as a distinctive feature of contemporary politics, we observed Bolsonaro’s weekly Facebook live streams — known as ‘lives’ — for 14 weeks, identifying them as a communicative device that offers Bolsonaro the material conditions to interact directly with his public. Finally, we structured our analysis according to the three most common themes — questioning delays due to an insistence on scientific methodology, overvaluation of personal experiences and emphasis on individuals’ freedom of choice — to observe the emotional images and discursive scenarios the Brazilian president stages to produce the intended pathemic effects of his discourse: hope and urgency; trust and distrust; freedom and polarization. | - |
| Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | - |
| Descrição: dc.description | Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) | - |
| Descrição: dc.description | Fundação Oswaldo Cruz Universidade Estadual Paulista | - |
| Descrição: dc.description | the Federal University of Rio de Janeiro | - |
| Descrição: dc.description | Fundação Oswaldo Cruz Universidade Estadual Paulista | - |
| Formato: dc.format | 1-17 | - |
| Idioma: dc.language | en | - |
| Relação: dc.relation | Journal of Science Communication | - |
| ???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Health communication | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Science and media | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Science communication in the developing world | - |
| Título: dc.title | COVID-19 and (hydroxy)chloroquine: a dispute over scientific truth during Bolsonaro’s weekly Facebook live streams | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: