Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.contributor | University of Amsterdam | - |
Autor(es): dc.creator | Rodrigues, Angélica | - |
Autor(es): dc.creator | Pfau, Roland | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T22:23:56Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T22:23:56Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1007/978-3-031-25806-0_10 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/306582 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/306582 | - |
Descrição: dc.description | Sign languages, just like many indigenous languages, have traditionally been subject to language prejudice and suppression, based in no small part on invalid claims about their structural complexity. In this chapter, we aim to contribute to the discussion on language prejudice by broadening the scope to include deaf communities and their sign languages. We review and reject claims according to which languages can be classified as “primitive” or “evolved” based on the absence of certain grammatical categories. One such grammatical category are conjunctions, and we investigate in some detail their absence or presence in sign languages. We present examples from various sign languages which show that – just as in spoken languages – conjunctions may emerge through diachronic processes of borrowing and grammaticalization. Focusing on data from Brazilian Sign Language, we then demonstrate that both these processes are at play in the language and that manual conjunctions marking disjunctive, adversative, conditional, and causal relations have entered the lexicon. Our hope is that these findings will contribute – albeit modestly – to the status of Brazilian Sign Language. | - |
Descrição: dc.description | Unesp – Sao Paulo State University, São Paulo | - |
Descrição: dc.description | University of Amsterdam | - |
Descrição: dc.description | Unesp – Sao Paulo State University, São Paulo | - |
Formato: dc.format | 157-185 | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Relação: dc.relation | Understanding Linguistic Prejudice: Critical Approaches to Language Diversity in Brazil | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | Borrowing | - |
Palavras-chave: dc.subject | Conjunction | - |
Palavras-chave: dc.subject | Grammaticalization | - |
Palavras-chave: dc.subject | Language prejudice | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sign language | - |
Título: dc.title | Language Prejudice and Language Structure: On Missing and Emerging Conjunctions in Libras and Other Sign Languages | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: