Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Aragão, Beatriz Martins | - |
Autor(es): dc.creator | Escarce, Andrezza Gonzalez | - |
Autor(es): dc.creator | Chamouton, Carla Salles | - |
Autor(es): dc.creator | Lemos, Stela Maris Aguiar | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T21:08:50Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T21:08:50Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1590/2317-1782/e20240082en | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/306548 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/306548 | - |
Descrição: dc.description | Purpose: To analyze the association between older people’s health literacy and sociodemographic aspects, functioning, happiness, and perception of the COVID-19 pandemic. Methods: This is a preliminary, cross-sectional, analytical, observational study with 37 older adults of both sexes. It used the Brazilian Economic Classification Criteria, WHODAS 2.0, SAHLPA-18, WHO-5 Well-Being Index, and Subjective Happiness Scale, estimated the perception of the pandemic through a questionnaire developed by the authors, and performed descriptive analysis, association analysis using the Pearson chi-square test, and Spearman correlation. Results: Most participants had inadequate functional health literacy (FHL) results. A higher percentage of individuals from social classes C and D-E had inadequate FHL. The low education level was associated with an inadequate FHL. Most participants with adequate FHL reported feeling “calm and relaxed” for more than half the time or all the time. The SAHLPA-18 score was weakly negatively correlated with the Cognition and Self-Care domains of WHODAS 2.0, indicating that better health literacy is associated with better cognitive and self-care conditions. Conclusion: Older people with better health literacy had better cognitive ability, better self-care management, higher education levels, and better quality of life. | - |
Descrição: dc.description | Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) | - |
Descrição: dc.description | Departamento de Fonoaudiologia Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, MG | - |
Descrição: dc.description | Departamento de Fonoaudiologia Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP, SP | - |
Descrição: dc.description | Departamento de Fonoaudiologia Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP, SP | - |
Descrição: dc.description | CNPq: 307841/2022-7 | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | CODAS | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | Disability and Health | - |
Palavras-chave: dc.subject | Elderly | - |
Palavras-chave: dc.subject | Happiness | - |
Palavras-chave: dc.subject | Health literacy | - |
Palavras-chave: dc.subject | Health-related Quality of Life | - |
Palavras-chave: dc.subject | International Classification of Functioning | - |
Palavras-chave: dc.subject | Quality of Life | - |
Título: dc.title | Association between older people’s health literacy and sociodemographic aspects, functioning, happiness, and perception of the COVID-19 pandemic: a preliminary study | - |
Título: dc.title | Associação entre letramento em saúde e aspectos sociodemográficos, funcionalidade, felicidade e percepção da pandemia de COVID-19 de pessoas idosas: estudo preliminar | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: