Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Massini-Cagliari, Gladis | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:29:34Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:29:34Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.4324/9781003317128-14 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/306489 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/306489 | - |
Descrição: dc.description | In this chapter, I present my experience as a Brazilian female academic, working in several levels of the Unesp university administration. Even living in a country of a majority of non-white social deprivileged people, I was only able to really perceive the weight of gender, racial and social discrimination, and linguistic prejudice when I was in the university, first as a PhD student and after as a member of Faculty. As a linguistics teacher and researcher, the first thing that caught my attention was our classes were completely or almost completely composed of white students. The second one was that, in spite of the fact that Language Studies Undergraduate Courses were traditionally ‘female’ courses, university data show that the proportion of male to female students varies, favouring men, as education level increases, from Undergraduate to Graduate studies (Master’s and PhD), and again from these to higher academic administrative positions. To conclude, I present a few of those initiatives, such as including social names in academic registers and, after the adoption of social and racial quotas for students’ admissions, conducting of research that indicates these kinds of quotas do not negatively affect the excellence of the university, instead reducing student dropout rates. | - |
Descrição: dc.description | São Paulo State University Unesp | - |
Descrição: dc.description | São Paulo State University Unesp | - |
Formato: dc.format | 156-169 | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Relação: dc.relation | Linguistic Diversity and Discrimination: Autoethnographies from Women in Academia | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Título: dc.title | Gender, racial and social discrimination in academic studies in BrazilA personal testimony | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: