
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Univ Estadual Oeste Parana UNIOESTE | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade de São Paulo (USP) | - |
| Autor(es): dc.contributor | Pontificia Univ Catolica Campinas PUC Campinas | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Marinho de Araujo, Luiz Carlos | - |
| Autor(es): dc.creator | Siqueira, Livia Constancio de | - |
| Autor(es): dc.creator | Della Justina, Lourdes Aparecida | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T20:13:43Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T20:13:43Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-04-01 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/306478 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/306478 | - |
| Descrição: dc.description | This article is the result of the Completion Work of a Specialization Course in Science Teaching in Elementary School -Final Years, held at the Federal University of Reconcavo da Bahia, by the Ciencia e 10 Program. The study was carried out with the objective of identifying, in the Reference Curriculum of a municipality in Bahia, the limits and possibilities to implement Teaching by Investigation in Elementary School - Final Years in a Municipal College, as a device to promote Scientific Literacy. Qualitative research adopted document analysis as a technique; the instrument for constituting the data was systematized by the interpretative record, using the codes: {EI}- Investigative Teaching and {AC}- Scientific Literacy. The data were analyzed using the Pragmatic Method, following the steps: Construction, [De]construction and [Re]construction of the data. It was evidenced that there is a possibility of inserting Teaching by Investigation from the Reference in the Science classes of Elementary School- Final Years. | - |
| Descrição: dc.description | Univ Estadual Oeste Parana UNIOESTE, Doutora Ciencias & Educ Matemat, Cascavel, Brazil | - |
| Descrição: dc.description | Univ Sao Paulo, Doutora Ciencia Informacao, Sao Paulo, Brazil | - |
| Descrição: dc.description | Pontificia Univ Catolica Campinas PUC Campinas, Programa Posgrad Sustentabilidade, Sao Paulo, Brazil | - |
| Descrição: dc.description | Univ Estadual Paulista Julio Mesquita Filho UNESP, Doutora Educ Matemat, Sao Paulo, Brazil | - |
| Descrição: dc.description | Univ Estadual Paulista Julio Mesquita Filho UNESP, Doutora Educ Matemat, Sao Paulo, Brazil | - |
| Formato: dc.format | 387-411 | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Univ Federal Mato Grosso Sul | - |
| Relação: dc.relation | Perspectivas Em Dialogo-revista De Educacao E Sociedade | - |
| ???dc.source???: dc.source | Web of Science | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Science teaching | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Resume | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Scientific Literacy | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Pragmatic Method | - |
| Título: dc.title | THE CURRICULAR REFERENCE OF ITAMARI/BA AS A MECHANISM FOR TEACHING FOR RESEARCH IN ELEMENTARY SCHOOL - FINAL YEARS | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: