Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.contributor | Univ Marilia UNIMAR | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Antonio Carlos Barbosa da | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Marina Coimbra Casadei Barbosa da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T21:41:42Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T21:41:42Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-05-01 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.58422/repesq.2023.e1369 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/306472 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/306472 | - |
Descrição: dc.description | This text proposes to reflect on colonizing education, the aesthetics of sensitivity and the possibility of a decolonial school psychology. Western education serves colonizing purposes that impose conservative, liberal and indoctrinating thinking. The aesthetics of sensitivity was an edu- cational foundation incorporated into the school curriculum in the last two decades and had the function of fostering new processes of subjectivation in students, preparing them to deal with the technological society that grows exponentially and adapting subjects to new skills in the market. work in the globalized world. Along with this strategy of subjective modeling, we also have school psychology, which has always been in tune with the strategies of capitalist society. School psycho- logy, historically, has developed actions to equalize learning differences through standardization, classification and exclusion, sometimes causing the failure of students with fewer financial resources and, consequently, with fewer institutional support networks. The relevance of this debate is justified by the stance of school psychology that still operates in maintaining a colonizing educational system and adapting students' subjectivities to the current capitalist model, which sometimes works in a prescriptive tone associated with the practice of clinical psychology, classificatory, often pathologi- zing, transferring the responsibility for their inadequacy to the new technological society to students. We seek to think that education can be transformed if we combine the aesthetics of sensitivity and critical school psychology as adjuvants for psychosocial practices. | - |
Descrição: dc.description | Univ Estadual Paulista, Dept Psicol Social, Psicol, Sao Paulo, Brazil | - |
Descrição: dc.description | Univ Marilia UNIMAR, Psicol, Marilia, Brazil | - |
Descrição: dc.description | Univ Estadual Paulista, Dept Psicol Social, Psicol, Sao Paulo, Brazil | - |
Formato: dc.format | 367-384 | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Publicador: dc.publisher | Editora Univ Leopoldlanum | - |
Relação: dc.relation | Revista Eletronica Pesquiseduca | - |
???dc.source???: dc.source | Web of Science | - |
Palavras-chave: dc.subject | School psychology | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aesthetics of sensitivity | - |
Palavras-chave: dc.subject | Decoloniality | - |
Título: dc.title | School psychology, aesthetics of sensitivity and the decolonial perspective | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: