Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Costa, Andressa Florcena Gama da | - |
Autor(es): dc.creator | Morelatti, Maria Raquel Miotto | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T23:08:35Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T23:08:35Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.5585/48.2024.26226 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/306425 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/306425 | - |
Descrição: dc.description | This article presents the results of a qualitative research, developed over five years, whose objective was to investigate the role played by the degree course and school institution in the way Pedagogy teachers face early career dilemmas, especially for teaching Mathematics, which enable or limit professional development. Five teachers formed in public and private institutions participated in the research, who responded to a questionnaire and participated in episodic interviews. The data show gradual changes in the teaching of mathematics motivated by the initial training course. Moreover, the context in which they work influences and may even limit their autonomy in organizing their classes. The conclusion is that the course and the place of performance interfere in the following regulatory aspects of professional development: affinity/aversion to Mathematics; isolation/collaboration; conservatism/change and performance by trial and error versus reflective practice. | - |
Descrição: dc.description | Univ Fed Mato Grosso UFMS, Educ, Tres Lagoas, MS, Brazil | - |
Descrição: dc.description | Univ Estadual Paulista Julio Mesquita Filho UNESP, Educ, Sao Paulo, SP, Brazil | - |
Descrição: dc.description | Univ Estadual Paulista Julio Mesquita Filho UNESP, Educ, Sao Paulo, SP, Brazil | - |
Formato: dc.format | 19 | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Publicador: dc.publisher | Univ Nove Julho | - |
Relação: dc.relation | Dialogia | - |
???dc.source???: dc.source | Web of Science | - |
Palavras-chave: dc.subject | teacher education | - |
Palavras-chave: dc.subject | initiation to teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | professional development | - |
Palavras-chave: dc.subject | mathematics education | - |
Título: dc.title | Beginning teachers who teach Mathematics and the determining aspects of their professional development | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: