
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) | - |
| Autor(es): dc.creator | Domingues, Ana Mariele | - |
| Autor(es): dc.creator | de Almeida Barbosa Franco, Jacqueline | - |
| Autor(es): dc.creator | Lima, Pedro Augusto Bertucci | - |
| Autor(es): dc.creator | Luiz, João Victor Rojas | - |
| Autor(es): dc.creator | Teixeira, Adriano Alves | - |
| Autor(es): dc.creator | Battistelle, Rosane Aparecida Gomes | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T18:39:15Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T18:39:15Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-03-01 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1002/bsd2.70081 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/306416 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/306416 | - |
| Descrição: dc.description | Sustainable Supply Chain Management (SSCM) principles and practices contribute to achieving the Sustainable Development Goals (SDG). However, the role of Life Cycle Thinking (LCT) tools and how they can strengthen the achievement of SSCM-oriented SDG has been little explored. This study aims to review the literature that intersects the themes of SSCM, SDG, and LCT to investigate the role of LCT tools in SSCM-oriented SDG. The dynamic capabilities (DC) perspective is the theoretical lens to understand how organizations can sense, seize, and reconfigure resources to address challenges in dynamic and changeable environments as sustainable supply chains require. A systematic literature review supported by PRISMA protocol and structured content analysis was conducted. The results show that LCT tools can be used to evaluate environmental, social, and economic aspects of just one SDG, or impact categories of each LCT tool can be linked to different SDG. The evaluation of the contribution of SSCM practices to the SDG using LCT tools occurs in two ways: (i) using the results of environmental, social, and economic assessments to analyze the contribution to the SDG qualitatively; (ii) linking impact categories (midpoint and endpoint) and indicators from LCT tools directly to specific indicators, goals, and SDG, which makes the assessment of the contribution clearer. LCT tools provide information to improve the 17 DC that help achieve SSCM-oriented SDG. The role of LCT as an analytical tool for SSCM-oriented SDG requires further investigation. To this end, a research agenda is proposed. | - |
| Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | - |
| Descrição: dc.description | Department of Production Engineering São Paulo State University (UNESP) School of Engineering, São Paulo | - |
| Descrição: dc.description | Federal University of Mato Grosso do Sul (UFMS) Department of Administration Business School, Mato Grosso do Sul | - |
| Descrição: dc.description | Department of Civil and Environmental Engineering São Paulo State University (UNESP) School of Engineering, São Paulo | - |
| Descrição: dc.description | Department of Production Engineering São Paulo State University (UNESP) School of Engineering, São Paulo | - |
| Descrição: dc.description | Department of Civil and Environmental Engineering São Paulo State University (UNESP) School of Engineering, São Paulo | - |
| Descrição: dc.description | CAPES: 001 | - |
| Idioma: dc.language | en | - |
| Relação: dc.relation | Business Strategy and Development | - |
| ???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
| Palavras-chave: dc.subject | 2030 Agenda | - |
| Palavras-chave: dc.subject | life cycle assessment | - |
| Palavras-chave: dc.subject | life cycle thinking | - |
| Palavras-chave: dc.subject | supply chain | - |
| Palavras-chave: dc.subject | sustainable development | - |
| Título: dc.title | Exploring the Role of Life Cycle Thinking in Developing Supply Chains Aligned With Sustainable Development Goals | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: