Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.contributor | University of British Columbia | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade de São Paulo (USP) | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Sabrina Piccinelli Zanchettin | - |
Autor(es): dc.creator | Phinney, Alison | - |
Autor(es): dc.creator | Rebustini, Flávio | - |
Autor(es): dc.creator | Jamas, Milena Temer | - |
Autor(es): dc.creator | Bocchi, Silvia Cristina Mangini | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T20:10:03Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T20:10:03Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.2174/0118744346318667240618130458 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/306351 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/306351 | - |
Descrição: dc.description | Background: This study stems from the need to develop and validate a tool for interprofessional teams in Primary health care for screening for suicide among the elderly in the community. Objective: To evaluate the psychometric properties of the Non-Institutionalized Elderly Suicide Screening Scale (Escala de Rastreamento de Renúncia à Vida no Idoso não institucionalizado-ERRVI). Methods: This is a psychometric study focused on evaluating evidence of content validity and internal structure. The ERRVI construction process followed the guidelines for scale development based on theoretical models derived from qualitative research, which followed the methodological and theoretical approaches of grounded theory and symbolic interactionism. It is a theory called Symbolic Interactionism (Joel M. Charon). The instrument underwent content validity evidence analysis carried out by a panel of experts, considering the Content Validity Index (CVR). After the pre-test, the internal structure was evaluated using Exploratory Factor Analysis (AFE). Reliability was assessed using three indicators: Cronbach's alpha, Omega, and ORION scores. It involved 300 elderly individuals from two municipalities in the central-western region of Sao Paulo, Brazil, and was conducted from September to November 2020. Results: The final version comprised 31 items, categorized into four dimensions: autonomy, self-governance, self-care, and life satisfaction. The total explained variance was 50.82%, with factor loadings ranging from 0.31 to 0.86. The reliability indicators revealed a Cronbach’s alpha of 0.88, McDonald's Omega of 0.95, and scores for the dimensions assessed by the Overall Reliability of Fully-Informative Prior Oblique N-EAP (ORION) ranging from 0.78 to 0.84. Conclusion: The ERRVI showed evidence of content validity and internal structure in accordance with the recommended psychometric parameters. This is an innovative tool with the social value, given the scarcity of tools that screen the risk of suicide among the elderly in the community. It is the first of its kind in Brazil and the third globally. | - |
Descrição: dc.description | Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) | - |
Descrição: dc.description | Department of Nursing Sao Paulo State University UNESP-Campus de Botucatu, Av. Prof. Mário Rubens Guimarães Montenegro, s/n | - |
Descrição: dc.description | School of Nursing University of British Columbia, T201-2211 Wesbrook Mall | - |
Descrição: dc.description | Escola de Artes Ciências e Humanidades Universidade de São Paulo, Rua Arlindo Béttio, Ermelino Matarazzo | - |
Descrição: dc.description | Department of Nursing Sao Paulo State University UNESP-Campus de Botucatu, Av. Prof. Mário Rubens Guimarães Montenegro, s/n | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Relação: dc.relation | Open Nursing Journal | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aged | - |
Palavras-chave: dc.subject | Autonomy | - |
Palavras-chave: dc.subject | Behavior rating scale | - |
Palavras-chave: dc.subject | Geriatric assessment | - |
Palavras-chave: dc.subject | Primary health care | - |
Palavras-chave: dc.subject | Public health | - |
Palavras-chave: dc.subject | Self-governance | - |
Palavras-chave: dc.subject | Suicide | - |
Título: dc.title | Development and Validation of the Elderly Suicide Screening Scale | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: