
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade de São Paulo (USP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Okamoto, Mary Yoko | - |
| Autor(es): dc.creator | Santos, Manoel Antônio Dos | - |
| Autor(es): dc.creator | Emidio, Thassia Souza | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T18:53:33Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T18:53:33Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-10-29 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1590/2175-35392023-244702 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/306327 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/306327 | - |
| Descrição: dc.description | Este estudio tuvo por objetivo comprender las experiencias maternas ante el cierre de las escuelas resultante de las medidas de distanciamiento social impuestas por el combate a la pandemia de COVID-19, y sus impactos en los lazos familiares y en la percepción de la maternidad. Participaron en la investigación 20 mujeres de clase media con edades comprendidas entre los 29 y los 45 años que acompañaron a sus hijos a las actividades escolares en casa durante en ese período. Las entrevistas individuales semiestructuradas se realizaron a distancia. Los resultados apuntaron que la pandemia ha provocado cambios significativos en los vínculos familiares. La transición a las clases a distancia ha provocado una acumulación de actividades realizadas por las madres en el contexto doméstico, lo que ha dado lugar a una sobrecarga y ha exigido una dedicación adicional a la educación de sus hijos. Además, las participantes reflexionaron sobre el vínculo con sus hijos y los valores relacionados con la educación. Se evidenció la sobrecarga experimentada por las mujeres, con posibles repercusiones en su salud mental y en el bienestar de sus familias. | - |
| Descrição: dc.description | Este estudo teve por objetivo compreender as experiências maternas diante do fechamento das escolas, decorrente das medidas de distanciamento social impostas pelo combate à pandemia de COVID-19, e seus impactos nos vínculos familiares e na percepção da maternagem. Participaram da pesquisa 20 mulheres de camadas sociais médias, com idades entre 29 e 45 anos, que acompanharam seus filhos nas atividades escolares desenvolvidas em casa nesse período. Foram realizadas entrevistas individuais semiestruturadas por meio remoto. Os resultados encontrados apontaram que a pandemia resultou em mudanças significativas nos vínculos familiares. A transposição para aulas remotas acarretou um acúmulo de atividades assumidas pelas mães no contexto doméstico, resultando em sobrecarga e exigindo uma dedicação extra à educação dos filhos. Além disso, as participantes mostraram-se reflexivas sobre a vinculação com seus filhos e os valores relativos à educação. Evidenciou-se a sobrecarga vivida pelas mulheres, com possíveis repercussões na saúde mental e no bem-estar de suas famílias. | - |
| Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho | - |
| Descrição: dc.description | Universidade de São Paulo | - |
| Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho | - |
| Formato: dc.format | - | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) | - |
| Relação: dc.relation | Psicologia Escolar e Educacional | - |
| Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
| ???dc.source???: dc.source | SciELO | - |
| Palavras-chave: dc.subject | COVID-19 | - |
| Palavras-chave: dc.subject | maternidade | - |
| Palavras-chave: dc.subject | escola | - |
| Título: dc.title | FECHAMENTO DAS ESCOLAS DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19: EXPERIÊNCIAS MATERNAS COM FILHOS EM IDADE ESCOLAR | - |
| Título: dc.title | Cierre de las escuelas durante la pandemia de COVID-19: experiencias maternas con hijos en edad escolar | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: