Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Goiás (UFG) | - |
Autor(es): dc.creator | Bhakti, Tulaci | - |
Autor(es): dc.creator | Lodi, Marina P. | - |
Autor(es): dc.creator | Marujo, Leonardo S. | - |
Autor(es): dc.creator | Pena, João Carlos | - |
Autor(es): dc.creator | Rodrigues, Marcos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T23:03:44Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T23:03:44Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-14 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.56178/eh.v38i1.1422 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/306326 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/306326 | - |
Descrição: dc.description | Urban green spaces are important for bird conservation functioning not only as a buffer against the impacts of human actions on their surroundings, but also bringing benefits to humans, such as the impro-vement of climatic conditions and a more intimate contact with nature. In this point of view, we describe, in three sections, how ornithological research in a peri-urban vegetation patch in a tropical metropolis culminated in an environmental protection movement. This vegetation patch consists of a mosaic of typical phytophysiog-nomies from the transition zone between two biodiversity hotspots: Cerrado and Atlantic Forest. Even though its vegetation presents characteristics that indicate high degradation, the region still harbors 108 bird species (threatened and endemic species included), suggesting that notwithstanding the adverse impacts, the area presents characteristics of resilience to shelter the local biodiversity. Given these findings, we discuss the potential of this urban green space for scientific research, environmental education, and birdwatching. We highlight the possibility of influencing community engagement in the conservation of the area, whether for the preservation of charismatic species or for leisure and educational activities. By bridging the gap between academia and so-ciety we can assist in the conservation of urban green spaces, especially in a region that presents high social environmental vulnerability. | - |
Descrição: dc.description | Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) | - |
Descrição: dc.description | Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) | - |
Descrição: dc.description | Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás | - |
Descrição: dc.description | Ecologia Conservação e Manejo da Vida Silvestre Instituto de Ciências Biológicas Universidade Federal de Minas Gerais, Minas Gerais | - |
Descrição: dc.description | Laboratório de Ornitologia Departamento de Zoologia Instituto de Ciências Biológicas Universidade Federal de Minas Gerais | - |
Descrição: dc.description | Spatial Ecology and Conservation Lab (LEEC) Department of Biodiversity Instituto de Biociências Universidade Estadual Paulista-UNESP | - |
Descrição: dc.description | Laboratório de Genética & Biodiversidade Instituto de Ciências Biológicas Universidade Federal de Goiás, Goiás | - |
Descrição: dc.description | Spatial Ecology and Conservation Lab (LEEC) Department of Biodiversity Instituto de Biociências Universidade Estadual Paulista-UNESP | - |
Descrição: dc.description | FAPESP: 2018/00107-3 | - |
Descrição: dc.description | Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás: 23070.048190/2022-31 | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Relação: dc.relation | Hornero | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | citizen participation | - |
Palavras-chave: dc.subject | environmental education | - |
Palavras-chave: dc.subject | social environmental | - |
Palavras-chave: dc.subject | urban ecology | - |
Título: dc.title | BEYOND BIRDS’ CONSERVATION: ENGAGING COMMUNITIES FOR THE CONSERVATION OF URBAN GREEN SPACES | - |
Título: dc.title | MÁS ALLÁ DE LA CONSERVACIÓN DE LAS AVES: INVOLUCRANDO A LAS COMUNIDADES PARA LA CONSERVACIÓN DE LOS ESPACIOS VERDES URBANOS | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: