Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | PUC | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.contributor | UJF | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade de São Paulo (USP) | - |
Autor(es): dc.creator | Leme Da Silva, Maria Célia | - |
Autor(es): dc.creator | Jahn, Ana Paula | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T19:47:20Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T19:47:20Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-18 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1590/1980-4415v38a230289 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/306304 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/306304 | - |
Descrição: dc.description | Este artigo constitui um estudo no âmbito de um projeto mais amplo acerca das relações entre a História da Geometria Escolar e o Movimento da Matemática Moderna (MMM). Analisamos como um determinado saber – as transformações geométricas (TG) – circulou no contexto brasileiro durante o referido período. Sob uma perspectiva histórica, investigamos quatro livros didáticos produzidos entre as décadas de 1960 e 1970 por líderes do MMM. As questões orientadoras deste estudo foram as seguintes: quais são as semelhanças e diferenças nas abordagens das TG entre os diferentes livros? Como ocorreu a articulação entre as TG e a Geometria Euclidiana (GE)? O processo de inserção das TG por meio dos livros didáticos foi diverso, ressaltando a complexidade do diálogo e a viabilidade de conciliar demandas oriundas de culturas distintas: a acadêmica, como representante da produção científica, e a escolar, representante de experiências de práticas profissionais. | - |
Descrição: dc.description | Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) | - |
Descrição: dc.description | PUC | - |
Descrição: dc.description | UNESP, Programa de Pós-graduação | - |
Descrição: dc.description | UJF | - |
Descrição: dc.description | USP, IME | - |
Descrição: dc.description | UNESP, Programa de Pós-graduação em Educação Matemática | - |
Descrição: dc.description | UNESP, Programa de Pós-graduação | - |
Descrição: dc.description | UNESP, Programa de Pós-graduação em Educação Matemática | - |
Descrição: dc.description | FAPESP: 2023/04639-8 | - |
Formato: dc.format | - | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | UNESP - Universidade Estadual Paulista, Pró-Reitoria de Pesquisa; Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática | - |
Relação: dc.relation | Bolema: Boletim de Educação Matemática | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
???dc.source???: dc.source | SciELO | - |
Palavras-chave: dc.subject | História da Geometria Escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Livro didático de Matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Campo acadêmico | - |
Palavras-chave: dc.subject | Campo profissional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Geometria Euclidiana | - |
Título: dc.title | Transformações Geométricas no Ensino de Geometria: diferentes apropriações na matemática moderna | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: