Transformações Geométricas no Ensino de Geometria: diferentes apropriações na matemática moderna

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPUC-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.contributorUJF-
Autor(es): dc.contributorUniversidade de São Paulo (USP)-
Autor(es): dc.creatorLeme Da Silva, Maria Célia-
Autor(es): dc.creatorJahn, Ana Paula-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T19:47:20Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T19:47:20Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-04-29-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-18-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/1980-4415v38a230289-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/11449/306304-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/306304-
Descrição: dc.descriptionEste artigo constitui um estudo no âmbito de um projeto mais amplo acerca das relações entre a História da Geometria Escolar e o Movimento da Matemática Moderna (MMM). Analisamos como um determinado saber – as transformações geométricas (TG) – circulou no contexto brasileiro durante o referido período. Sob uma perspectiva histórica, investigamos quatro livros didáticos produzidos entre as décadas de 1960 e 1970 por líderes do MMM. As questões orientadoras deste estudo foram as seguintes: quais são as semelhanças e diferenças nas abordagens das TG entre os diferentes livros? Como ocorreu a articulação entre as TG e a Geometria Euclidiana (GE)? O processo de inserção das TG por meio dos livros didáticos foi diverso, ressaltando a complexidade do diálogo e a viabilidade de conciliar demandas oriundas de culturas distintas: a acadêmica, como representante da produção científica, e a escolar, representante de experiências de práticas profissionais.-
Descrição: dc.descriptionFundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)-
Descrição: dc.descriptionPUC-
Descrição: dc.descriptionUNESP, Programa de Pós-graduação-
Descrição: dc.descriptionUJF-
Descrição: dc.descriptionUSP, IME-
Descrição: dc.descriptionUNESP, Programa de Pós-graduação em Educação Matemática-
Descrição: dc.descriptionUNESP, Programa de Pós-graduação-
Descrição: dc.descriptionUNESP, Programa de Pós-graduação em Educação Matemática-
Descrição: dc.descriptionFAPESP: 2023/04639-8-
Formato: dc.format--
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUNESP - Universidade Estadual Paulista, Pró-Reitoria de Pesquisa; Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática-
Relação: dc.relationBolema: Boletim de Educação Matemática-
Direitos: dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess-
???dc.source???: dc.sourceSciELO-
Palavras-chave: dc.subjectHistória da Geometria Escolar-
Palavras-chave: dc.subjectLivro didático de Matemática-
Palavras-chave: dc.subjectCampo acadêmico-
Palavras-chave: dc.subjectCampo profissional-
Palavras-chave: dc.subjectGeometria Euclidiana-
Título: dc.titleTransformações Geométricas no Ensino de Geometria: diferentes apropriações na matemática moderna-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

Não existem arquivos associados a este item.