Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | PUC SP | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Fusaro, Marcia | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T18:41:04Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T18:41:04Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-04-01 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.5585/eccos.n69.26625 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/306272 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/306272 | - |
Descrição: dc.description | This paper proposes some reflections on the importance of accessing literature as an educational process. From this perspective, it addresses transdisciplinary paths, especially with science, provided by the fact that literature fundamentally deals with the creative use of language and, in this sense, enables dialogic structures with other areas of knowledge. As an argumentative proposal, the example of literature as an educational instrument about science is mentioned. Authors from literature, education, science and also philosophy, such as Paulo Freire, Ubiratan D<acute accent>Ambrosio, Clarice Lispector, Ernesto Sabato, Gilles Deleuze and Mary Shelley, among others, are cited as reference examples on the topic. The intention is to contribute, in some way, to raising awareness, more urgent than ever, of understanding the importance of exercising literary reading in contemporary and future educational training. | - |
Descrição: dc.description | PUC SP, Comunicacao & Semiot, Sao Paulo, SP, Brazil | - |
Descrição: dc.description | Univ Nove de Julho UNINOVE, UNESP, Artes, Sao Paulo, SP, Brazil | - |
Descrição: dc.description | Univ Nove de Julho UNINOVE, UNESP, Artes, Sao Paulo, SP, Brazil | - |
Formato: dc.format | 13 | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Publicador: dc.publisher | Centro Univ Nove Julho | - |
Relação: dc.relation | Eccos-revista Cientifica | - |
???dc.source???: dc.source | Web of Science | - |
Palavras-chave: dc.subject | education and literature | - |
Palavras-chave: dc.subject | literature and science | - |
Palavras-chave: dc.subject | transdisciplinarity | - |
Título: dc.title | EDUCATIONAND LITERATURE THROUGH TRANSDISCIPLINARYPATHS | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: