Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade de São Paulo (USP) | - |
Autor(es): dc.contributor | University of Cuiabá | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.contributor | University of Minnesota | - |
Autor(es): dc.creator | Miranda, Nicole Cindy Fontinele | - |
Autor(es): dc.creator | Gialain, Ivan Onone | - |
Autor(es): dc.creator | Gantier-Takano, Marlene Kasumi | - |
Autor(es): dc.creator | Ballester, Rafael Yagüe | - |
Autor(es): dc.creator | Hernandez, Bruno Agostinho | - |
Autor(es): dc.creator | Fok, Alex | - |
Autor(es): dc.creator | Meira, Josete Barbosa Cruz | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T16:06:37Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T16:06:37Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-08-01 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1016/j.jmbbm.2025.106984 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/306269 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/306269 | - |
Descrição: dc.description | The load-to-fracture test is widely used to evaluate crowns made of new CAD/CAM materials, even though its validity in predicting clinical performances is often questioned. Despite its limitations, the test is useful in assessing the load-bearing capacity of crowns subjected to accidental overloads and setting up step-stress regimes for fatigue testing. This study combined a systematic review (SR) and finite element analysis (FEA) to assess whether the test should be standardized and how. The SR evaluated load-to-fracture studies of monolithic CAD/CAM molar crowns published in Q1 and Q2 journals. Findings from 85 studies highlighted the lack of standardization in test methods, particularly regarding loading head type and die material. This variability led to a wide dispersion of fracture load results, limiting the utility of the load-to-fracture test. The FEA evaluated the influence of loading head type and die material on tensile stress distribution in lithium disilicate (LD) and polymer-infiltrated ceramic network (PICN) crowns. Eight in vitro conditions were simulated, varying the loading head (4 mm and 10 mm spheres, inverse V-shaped device, opposing teeth) and die material (stiff, E = 207 GPa; non-stiff, E = 13 GPa). The FEA confirmed that the stress distribution and peak tensile stress in LD and PICN crowns depend significantly on these factors as well as the crown material properties, with the peak stress variation from LD to PICN ranging from −4 % to 237 %. Using larger-diameter spheres with a die material approximating dentin in stiffness resulted in stress distributions more representative of clinical conditions. | - |
Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | - |
Descrição: dc.description | School of Dentistry Department of Biomaterials and Oral Biology University of São Paulo | - |
Descrição: dc.description | School of Dentistry University of Cuiabá | - |
Descrição: dc.description | School of Engineering Department of Mechanical Engineering São Paulo State University | - |
Descrição: dc.description | Minnesota Dental Research Center for Biomaterials and Biomechanics School of Dentistry University of Minnesota | - |
Descrição: dc.description | School of Engineering Department of Mechanical Engineering São Paulo State University | - |
Descrição: dc.description | CAPES: 88887.842164/2023–00 | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Relação: dc.relation | Journal of the Mechanical Behavior of Biomedical Materials | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Título: dc.title | Should the load-to-fracture test for CAD/CAM monolithic molar crowns be standardized and how? A systematic review and finite element analysis | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: