Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) | - |
Autor(es): dc.creator | Esperança, Thainá Daguane | - |
Autor(es): dc.creator | Stringhetta-Villar, Beatriz Procópio | - |
Autor(es): dc.creator | Cavalcante, Débora Prazias | - |
Autor(es): dc.creator | Douradinho, Luana Galante | - |
Autor(es): dc.creator | Fiais, Gabriela Alice | - |
Autor(es): dc.creator | Pereira, Rafael | - |
Autor(es): dc.creator | Chaves-Neto, Antonio Hernandes | - |
Autor(es): dc.creator | Lima, Fernanda Barbosa | - |
Autor(es): dc.creator | Dornelles, Rita Cássia Menegati | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T21:54:50Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T21:54:50Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-03-28 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1016/j.bbr.2024.114866 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/306222 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/306222 | - |
Descrição: dc.description | Perimenopause is a critical period, with severe cycle irregularity and lower estrogen secretion altering redox state biomarkers, leading to behavioral changes. The estrogen hormonal therapy (EHT) being commonly used to alleviate climacteric effects. Therefore, the aim of this study was to analyze anxiolytic profile, recognition memory (short and long term), ambulation, redox status, cell synaptic activity in locus coeruleus and hippocampus of Wistar rats in the periestropause after EHT. Forty rats participated in the study; 20 were treated with corn oil (group 21Mo/Veh; corn oil/0.2 mL/sc; 2x/week) and 20 were submitted to EHT (group 21Mo/E2; 17β-estradiol/15 μg/Kg/sc; 2x/week) for 120 days. Open field, elevated plus maze, object recognition (RO), and footprint tests were performed immediately before and at the end of the treatment period. From the decapitated brains, isolated hippocampus were destined for biochemical analysis, in turn, perfused brains were destined for histological analysis. The 21Mo/E2 group had a significantly greater total time in the central region and a significantly greater number of entries into the open arms compared to the 21Mo/Veh group, as in crossing, rearing and grooming behaviors, evidencing an anxiolytic profile. In the RO test, the 21Mo/Veh group decreased long-term memory, and the 21Mo/E2 group maintained the same index as at 17 months of age, in addition to a better balance of the hippocampal redox state, prevention of neuronal cell loss and better gait. Based on the results, it appears that exogenous E2 supplementation during periestropause may help preserve neurological functions and potentially prevent neuropsychological and neurodegenerative disorders. | - |
Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | - |
Descrição: dc.description | Multicentric Graduate Program in Physiological Sciences– SBFis/UNESP São Paulo State University, São Paulo | - |
Descrição: dc.description | Integrative Physiology Research Center Department of Biological Sciences Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Bahia | - |
Descrição: dc.description | Federal University of Santa Catarina (UFSC), Santa Catarina | - |
Descrição: dc.description | Aging Biology Research Group Department of Basic Sciences São Paulo State University (UNESP) School of Dentistry, SP | - |
Descrição: dc.description | Multicentric Graduate Program in Physiological Sciences– SBFis/UNESP São Paulo State University, São Paulo | - |
Descrição: dc.description | Aging Biology Research Group Department of Basic Sciences São Paulo State University (UNESP) School of Dentistry, SP | - |
Descrição: dc.description | CAPES: 001 | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Relação: dc.relation | Behavioural Brain Research | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aging | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estrogen | - |
Palavras-chave: dc.subject | Hippocampus | - |
Palavras-chave: dc.subject | Locus Coeruleus | - |
Título: dc.title | Analysis of the cognitive and functional behavior of female rats in the periestropause after hormone therapy with estrogen | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: