RAZÃO INSTRUMENTAL E EDUCAÇÃO: REFLEXÕES SOBRE A ESCOLA E AS NOVAS TECNOLOGIAS 1

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual de Maringá-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.creatorLunardelli, Aline Frollini-
Autor(es): dc.creatorMaia, Ari Fernando-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:11:26Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:11:26Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-04-29-
Data de envio: dc.date.issued2024-02-11-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/0102-469841048-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/11449/306218-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/306218-
Descrição: dc.descriptionLas reflexiones de la Teoría Crítica de la Sociedad sobre la razón instrumental están en el centro de los análisis críticos de las catástrofes del siglo XX, representadas por Auschwitz. El imperativo ético expresado por Adorno para la educación, que no se repita Auschwitz, sigue siendo importante en la medida en que los cambios históricos que se produjeron en el siglo XXI no alteraron las características fundamentales de la razón instrumental. La tendencia actual a proponer la adecuación de la escuela a las exigencias creadas por las tecnologías digitales se señala en este artículo como síntoma de la persistencia del predominio de la razón instrumental en la educación. El objetivo de este artículo es criticar la forma como ha sido propuesta la inserción de las nuevas tecnologías en la escuela por no considerar tanto la dimensión ética de la educación como la relación entre forma y contenido en los nuevos aparatos. Se concluye que la crítica realizada al concepto de razón instrumental sigue siendo fundamental para la recuperación de la discusión ética en la educación.-
Descrição: dc.descriptionAs reflexões da Teoria Crítica da Sociedade sobre a razão instrumental estão no cerne das análises críticas às catástrofes do século XX, representadas por Auschwitz. O imperativo ético expresso por Adorno para a educação, de que Auschwiz não se repita, segue sendo importante na medida em que as mudanças históricas ocorridas no século XXI não alteraram as características fundamentais da razão instrumental. A atual tendência de propor o ajustamento da escola às demandas criadas pelas tecnologias digitais é apontada neste artigo como um sintoma da persistência do predomínio da razão instrumental na educação. O objetivo deste artigo é criticar a forma como vem sendo proposta a inserção de novas tecnologias na escola por deixar de considerar tanto a dimensão ética da educação como as relações entre forma e conteúdo nos novos aparatos. Conclui-se que a crítica realizada ao conceito de razão instrumental continua sendo fundamental para a recuperação da discussão ética na educação.-
Descrição: dc.descriptionUniversidade Estadual de Maringá-
Descrição: dc.descriptionUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquista Filho-
Descrição: dc.descriptionUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquista Filho-
Formato: dc.format--
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherFaculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais-
Relação: dc.relationEducação em Revista-
Direitos: dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess-
???dc.source???: dc.sourceSciELO-
Palavras-chave: dc.subjecteducação escolar-
Palavras-chave: dc.subjectteoria crítica da sociedade-
Palavras-chave: dc.subjecttecnologias digitais-
Título: dc.titleRAZÃO INSTRUMENTAL E EDUCAÇÃO: REFLEXÕES SOBRE A ESCOLA E AS NOVAS TECNOLOGIAS 1-
Título: dc.titleRAZÓN INSTRUMENTAL Y EDUCACIÓN: REFLEXIONES SOBRE LA ESCUELA Y LAS NUEVAS TECNOLOGÍAS-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

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