
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) | - |
| Autor(es): dc.contributor | GE21 Geotechnologies | - |
| Autor(es): dc.contributor | University College Dublin | - |
| Autor(es): dc.contributor | Granbery Methodist College | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Moura, Ana Clara Mourão | - |
| Autor(es): dc.creator | Freitas, Christian Rezende | - |
| Autor(es): dc.creator | Conti, Alfio | - |
| Autor(es): dc.creator | De Sena, Ítalo Sousa | - |
| Autor(es): dc.creator | Rocha, Nicole Andrade | - |
| Autor(es): dc.creator | Magalhães, Danilo M. | - |
| Autor(es): dc.creator | Martinez, Gustavo A. T. | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T22:20:16Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T22:20:16Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-31 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1007/978-3-031-54118-6_7 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/306180 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/306180 | - |
| Descrição: dc.description | The paper proposes a methodological framework for the definition and characterization of Landscape Units for the use in regional planning, emphasizing landscape as a new planning category in Brazil. The case study is the Iron Quadrangle, an area with distinguished cultural value due to its role in the formation of Brazilian urban network during the Gold Cycle, as well as the more recent Iron Ore Cycle. It’s an area of conflicting interests, as it presents, in the same place, remarkable environmental resources, urban growth and mining exploitation. Through a procedure of systemic approach, based on decomposition, composition and recomposition, the methodological process produced significant information on the area, using geovisualization resources. It applied geospatial technologies on drone-captured images, Spatial Data Infrastructure organized as a Web-GIS and a web-based Geodesign platform to the co-creation of ideas by shared decision. A group of experts was divided in the axis of urban landscape, rural landscape, environmental landscape, geomorphological landscape and geosystemic landscape, to construct qualified data and analysis and to present spatial units according to each thematic. A geodesign workshop was held to share decisions about the integration of the previous classifications, to define final Landscape Units and Landscape Scopes (20 zonings divided into 109 parcels). In a second Geodesign workshop the participants co-created ideas to each area, as a principle of Landscape Plan. | - |
| Descrição: dc.description | School of Architecture Geoprocessing Laboratory Federal University of Minas Gerais (UFMG), Rua Paraíba 697 | - |
| Descrição: dc.description | GE21 Geotechnologies, Av. Afonso Pena 3130 | - |
| Descrição: dc.description | University College Dublin | - |
| Descrição: dc.description | Granbery Methodist College, Rua Sampaio 300 | - |
| Descrição: dc.description | Paulista State University (UNESP), Avenida 24 A 1515 | - |
| Descrição: dc.description | Paulista State University (UNESP), Avenida 24 A 1515 | - |
| Formato: dc.format | 68-79 | - |
| Idioma: dc.language | en | - |
| Relação: dc.relation | Lecture Notes in Civil Engineering | - |
| ???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Drone images | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Geodesign | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Geospatial Technologies | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Isometric Perspective | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Regional Planning | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Territorial Planning | - |
| Título: dc.title | Geovisualization and Geodesign in a Framework for the Evaluation of Landscape Units as a Basis for the Sustainable Planning of the Quadrilátero Ferrífero, Brazil | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | aula digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: