Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Sergipe | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Oliveira, João Paulo Gama | - |
Autor(es): dc.creator | Souza-chaloba, Rosa Fátima De | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:53:11Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:53:11Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-01 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1590/1980-6248-2022-0007BR | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/306173 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/306173 | - |
Descrição: dc.description | A partir do desafio de inserir o patrimônio escolar no debate do campo do patrimônio e sua preservação, busca-se analisar os espaços de memória escolar criados em Sergipe entre os anos de 2005 e 2018. Dialogamos, de maneira mais específica, com a concepção de “patrimonialização” da escola e a necessidade de valorizar as singularidades e especificidades dos sujeitos escolares. Trata-se de cinco acervos salvaguardados em instituições públicas e privadas, que contam com documentos e objetos que revelam práticas educativas de distintos períodos históricos, níveis de ensino e públicos atendidos. Destacamos como tais projetos foram materializados e o papel da comunidade nos caminhos trilhados pelo grupo de sujeitos que participou da constituição de seus acervos, com escolhas e finalidades distintas. | - |
Descrição: dc.description | Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) | - |
Descrição: dc.description | Universidade Federal de Sergipe, Departamento de Educação | - |
Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista, Departamento de Educação | - |
Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista, Departamento de Educação | - |
Descrição: dc.description | CNPq: 164654/2020-8; 306540/2022-3 | - |
Formato: dc.format | - | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | UNICAMP - Faculdade de Educação | - |
Relação: dc.relation | Pro-Posições | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
???dc.source???: dc.source | SciELO | - |
Palavras-chave: dc.subject | Arquivo escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Espaço de memória escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Patrimônio escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | História da Educação | - |
Título: dc.title | A patrimonialização da escola: implementação de espaços de memória em instituições educacionais de Sergipe (2005- 2018) 1 2 3 | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: