Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Arnosti, Rebeca Possobom | - |
Autor(es): dc.creator | de Souza Neto, Samuel | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T17:25:58Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T17:25:58Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.35786/1645-1384.v24.2110 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/306169 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/306169 | - |
Descrição: dc.description | The professionalization of teaching born as a movement that proposes to overcome school failure, making schools better places to teach and learn. If, on the one hand, professionalization revolutionized the way we understand the school, teaching, teacher training and the production of knowledge in the Pedagogy´s field; on the other hand, limits and criticism are linked to this movement, which is often associated with the precariousness of teaching, the increase in assignments and pressure on teachers without their due return. Thus, we ask: four decades after the dissemination of the concept of professionalization, is it still valid for us to support and think about improving the quality of education and teacher training? Faced with this issue, we performed a synthesis on the origins of the movement, demarcated the main contributions and limits associated with it and, finally, defended our position, assuming the defense for an educational professionalization, which has as bases: the professional culture, the commitment to education, autonomy as a political and social achievement and multidisciplinary responses to the challenges experienced in the education´s field. | - |
Descrição: dc.description | UNESP - Rio Claro | - |
Descrição: dc.description | UNESP - Rio Claro | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Curriculo sem Fronteiras | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | educational professionalization | - |
Palavras-chave: dc.subject | professional culture | - |
Palavras-chave: dc.subject | teacher professional development | - |
Palavras-chave: dc.subject | teacher training | - |
Título: dc.title | POR UMA PROFISSIONALIZAÇÃO EDUCATIVA: um ensaio em defesa da escola pública e da valorização da docência | - |
Título: dc.title | POR UMA PROFISSIONALIZAÇÃO EDUCATIVA: um ensaio em defesa da escola pública e da valorização da docência | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: