Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UnB | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal da Paraíba (UFPB) | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Sergipe (UFS) | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.contributor | UNIPAMPA | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade de São Paulo (USP) | - |
Autor(es): dc.creator | Galvão, Thiago Gehre | - |
Autor(es): dc.creator | Menezes, Henrique Zeferino de | - |
Autor(es): dc.creator | Moraes, Leonardo Evangelista | - |
Autor(es): dc.creator | Cabral, Raquel | - |
Autor(es): dc.creator | Maurer, Rafael Lucyk | - |
Autor(es): dc.creator | Pereira, Rudiney Soares | - |
Autor(es): dc.creator | Neiman, Zysman | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:32:03Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:32:03Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1007/978-3-031-59279-9_5 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/306153 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/306153 | - |
Descrição: dc.description | This chapter delves into the global challenge of implementing the 2030 Agenda, emphasizing the pivotal role of Brazilian Public Universities (BPUs) in realizing this ambitious agenda. Acknowledging the multifaceted challenges in teaching, research, outreach activities, and management, the focus is on how universities, particularly BPUs, can play a crucial role in ensuring access to quality education and generating applied knowledge. This chapter focus on the potential for these universities to become key players by forming collaborative networks to address the challenges of localizing the 2030 Agenda and Sustainable Development Goals (SDGs). As integral components of their local communities, public universities contribute significantly to local economies and act as knowledge hubs producers. The core objective of this chapter is to critically assess the prospects for creating a Brazilian university network committed to integrating SDGs into core activities, emphasizing the synergistic capacity of SDG 4 and the transformative power of education. The narrative underscores the fundamental role of BPUs in addressing social inequalities and promoting inclusive education, positioning them as crucial for the successful territorialization of the 2030 Agenda. This chapter concludes by highlighting the opportunities for networking between universities and various stakeholders, presenting outreach activities as a promising path for BPUs to assume a leading role in implementing the 2030 Agenda and the SDGs. | - |
Descrição: dc.description | University of Brasilia UnB | - |
Descrição: dc.description | Federal University of Paraiba UFPB | - |
Descrição: dc.description | Federal University of Southern Bahia UFSB | - |
Descrição: dc.description | State University of Sao Paulo UNESP | - |
Descrição: dc.description | Federal University of Pampa UNIPAMPA, Rio Grande do Sul | - |
Descrição: dc.description | Federal University of Santa Maria UFSM | - |
Descrição: dc.description | Federal University of São Paulo UNIFESP | - |
Descrição: dc.description | State University of Sao Paulo UNESP | - |
Formato: dc.format | 59-69 | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Relação: dc.relation | Sustainable Development Goals Series | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | 2030 Agenda | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sustainable Development Goals (SDGs) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Territorialization | - |
Título: dc.title | Challenges and Opportunities of a Brazilian Network of Universities for the SDG Implementation | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: