Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Ferraz, Mariana | - |
Autor(es): dc.creator | Pedro, Ketilin Mayra | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T21:23:40Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T21:23:40Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1590/1980-54702024v30e0166 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/306104 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/306104 | - |
Descrição: dc.description | This article presents the results of a research that consisted of analyzing the use of the audiobook as a teaching technological resource for students with dyslexia in the Portuguese language area. The research included a qualitative approach, characterized as descriptive, in which 53 High School students participated, divided into two groups, and their respective teachers. As research instruments, the following were used: logbook, questionnaires and a didactic sequence that included the use of the book and audiobook Auto da Compadecida, by Ariano Suassuna. The results highlighted that using the audiobook resource can benefit reading in Portuguese language classes and in other subjects, promoting the engagement of students with and without dyslexia, increasing participation and interaction during classes. Ao comparar-se a participação dos estudantes em momentos com e sem o uso do audiobook, ficou evidente que o uso dessa tecnologia foi amplamente aceito pelos participantes. When comparing the participation of the students during the moments with and without using the audiobook, it was evident that the use of this technology was widely accepted by the participants. Although audiobooks are available on several free platforms, many students and even teachers revealed that they did not know or had never used them. The use of technological resources can enhance the teaching and learning process, introducing dynamism and making the content more accessible to students who seek innovative alternatives for studying. | - |
Descrição: dc.description | Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp) – campus Bauru Centro Universitário Sagrado Coração (Unisagrado) | - |
Descrição: dc.description | Departamento de Psicologia Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp) – campus Bauru | - |
Descrição: dc.description | Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp) – campus Bauru Centro Universitário Sagrado Coração (Unisagrado) | - |
Descrição: dc.description | Departamento de Psicologia Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp) – campus Bauru | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Revista Brasileira de Educacao Especial | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | Audiobook | - |
Palavras-chave: dc.subject | Digital Information and Communication Technologies | - |
Palavras-chave: dc.subject | Learning Disorders | - |
Palavras-chave: dc.subject | Literature | - |
Palavras-chave: dc.subject | Reading | - |
Título: dc.title | LITERARY INCLUSION: AUDIOBOOK AS A RESOURCE FOR PORTUGUESE LANGUAGE LEARNING FOR STUDENTS WITH DYSLEXIA | - |
Título: dc.title | INCLUSÃO LITERÁRIA: AUDIOBOOK COMO RECURSO PARA APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA ESTUDANTES COM DISLEXIA | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: