
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade de São Paulo (USP) | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Azevedo, Nathalia Helena | - |
| Autor(es): dc.creator | Del-Corso, Thiago Marinho | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T23:34:31Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T23:34:31Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-15 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1525/abt.2024.86.9.574 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/306066 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/306066 | - |
| Descrição: dc.description | This article presents a historical and investigative narrative, The Railway Workers' Disease,to actively engage students in science. The case focuses on the research challenges encountered by Carlos Chagas in Brazil in the early twentieth century. Chagas eventually identified a new disease, the previously unknown protozoan that caused it, and the insect vector that transmitted it: a remarkable triple discovery. By situating inquiry in a historical scenario, teachers can place students in the shoes of actual historical scientists and pose inquiry questions in an authentic context. Our students expressed a sense of being active participants alongside Carlos in conducting a scientific investigation and reported a deeper understanding of scientific practices than in their regular classes. The interactive storytelling and discussion method also enables inquiry learning about the nature of science, in addition to the standard textbook concepts of infectious diseases, protozoa, and the ecology of parasitic insects. | - |
| Descrição: dc.description | Institute of Biosciences University of São Paulo USP | - |
| Descrição: dc.description | Institute of Biosciences São Paulo State University UNESP | - |
| Descrição: dc.description | Institute of Biosciences São Paulo State University UNESP | - |
| Formato: dc.format | 574-580 | - |
| Idioma: dc.language | en | - |
| Relação: dc.relation | American Biology Teacher | - |
| ???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Chagas disease | - |
| Palavras-chave: dc.subject | historical narrative | - |
| Palavras-chave: dc.subject | history of science | - |
| Palavras-chave: dc.subject | inquiry-based learning | - |
| Palavras-chave: dc.subject | nature of science | - |
| Palavras-chave: dc.subject | protozoan | - |
| Palavras-chave: dc.subject | scientific literacy | - |
| Título: dc.title | Inquiring into the Railroad Workers' Disease: A Journey through a Triple Discovery and the Nature of Science | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: