
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.contributor | The University of Tennessee | - |
| Autor(es): dc.creator | Arias Rodriguez, Indira | - |
| Autor(es): dc.creator | Muniz, Jorge | - |
| Autor(es): dc.creator | Munyon, Timothy P | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T17:56:10Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T17:56:10Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-31 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1177/23409444231222504 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/306059 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/306059 | - |
| Descrição: dc.description | Organizational politics are recognized as a ubiquitous and negative threat to knowledge sharing in organizations, yet less research has examined the boundary conditions that affect this relationship, particularly in interdependent manufacturing contexts. This article aims to explore how authentic leadership, intrinsic motivation, and prosocial motivation bound the effects of organizational politics on the knowledge sharing activities of individuals and workgroups in the shop floor of the Brazilian automotive consortium during a political and economic crisis context (2015–2017). This crisis context was marked by presidential impeachment, high inflation, economic instability, and massive plant layoffs. We sampled 144 shop floor workers using a questionnaire-based survey and established scales, and employed multivariate regression analyses to test our hypotheses. Contrary to expectations, we found that organizational politics increase, rather than decrease, knowledge sharing of individuals and groups. Moderation analyses suggest that worker intrinsic motivation and prosocial motivation significantly moderate the positive relationships between organizational politics and knowledge sharing of individuals and groups, while authentic leadership had no significant effect on this relationship. JEL CLASSIFICATION: D2: Production and Organizations. | - |
| Descrição: dc.description | Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) | - |
| Descrição: dc.description | Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) | - |
| Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | - |
| Descrição: dc.description | Department of Production São Paulo State University (UNESP) | - |
| Descrição: dc.description | Department of Management The University of Tennessee | - |
| Descrição: dc.description | Department of Production São Paulo State University (UNESP) | - |
| Descrição: dc.description | FAPESP: 2016/00132-2 | - |
| Descrição: dc.description | CNPq: 309028/2015-9 | - |
| Descrição: dc.description | CAPES: Finance Code 001 | - |
| Formato: dc.format | 91-102 | - |
| Idioma: dc.language | en | - |
| Relação: dc.relation | BRQ Business Research Quarterly | - |
| ???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
| Palavras-chave: dc.subject | authentic leadership | - |
| Palavras-chave: dc.subject | intrinsic motivation | - |
| Palavras-chave: dc.subject | knowledge sharing | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Organizational politics | - |
| Palavras-chave: dc.subject | prosocial motivation | - |
| Título: dc.title | Authentic leadership and motivation as moderators of the organizational politics–knowledge sharing relationship: A test amidst crisis | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: