
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Silva Jr, Edvargue Amaro da | - |
| Autor(es): dc.creator | Caluzi, Joao Jose | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T20:22:13Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T20:22:13Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-31 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.35362/rie9416097 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/306029 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/306029 | - |
| Descrição: dc.description | The use of Comics (Comics) as a tool and/or pedagogical resource in the Teaching of Natural Science represents a relevant practice, as it promotes playfulness and interaction, these being the structuring axes established by the National Common Curricular Base, for promotion of learning in Basic Education. Given this aspect, the present study aims to analyze the use of Comics in Science Teaching, as well as the contribution to the global development of students. A qualitative approach was adopted, using bibliographical research and proposals for the use of comics with the possibility of being used in the classroom, not only in Science Teaching, but in different curricular components. It is noted that the adoption of comics in Natural Sciences classes generates more dynamic learning, with possibilities for building knowledge in a plural and contextualized way. When considering the importance of this practice, integration into the school environment is noted, highlighting the interface between students' personal experiences, the school curriculum and classroom dynamics. This educational proposal provides an immersive experience, offering students the opportunity to formulate responses to real situations in the contemporary world. | - |
| Descrição: dc.description | Univ Fed Mato Grosso Sul UFMS, Campo Grande, Brazil | - |
| Descrição: dc.description | Univ Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho UNE, Sao Paulo, Brazil | - |
| Descrição: dc.description | Univ Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho UNE, Sao Paulo, Brazil | - |
| Formato: dc.format | 37-54 | - |
| Idioma: dc.language | en | - |
| Publicador: dc.publisher | Organizacion Estados Iberoamericanos Educacion Ciencia & Cultura-oei | - |
| Relação: dc.relation | Revista Iberoamericana De Educacion | - |
| ???dc.source???: dc.source | Web of Science | - |
| Palavras-chave: dc.subject | comics | - |
| Palavras-chave: dc.subject | science teaching | - |
| Palavras-chave: dc.subject | teaching strategy | - |
| Palavras-chave: dc.subject | teaching and learning | - |
| Título: dc.title | Considerations on the use of comics as a strategy for Teaching Natural Sciences | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: