
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Contarin, Lara Sorita | - |
| Autor(es): dc.creator | Spasiani, Gabriela Vanzo | - |
| Autor(es): dc.creator | Jacinto, Helyson Fernando de Aguiar | - |
| Autor(es): dc.creator | Bolsoni-Silva, Alessandra Turini | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T22:48:36Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T22:48:36Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-31 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/306027 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/306027 | - |
| Descrição: dc.description | The research developed on the training of therapists in Analytical-Behavioral Therapy makes little explicit about clinical supervision strategies, during training in Psychology, so that there is acquisition of repertoire to deal with cases of comorbid anxiety and depression. This article presents an excerpt from a single-subject design whose objective was to describe a process of supervision of novice therapists who assisted two clients with successful results regarding the reduction of symptoms of anxiety and depression and the acquisition of skillful behaviors. Recordings of the care provided and also of the supervision sessions were used. After listening to the recordings, the supervisor’s behaviors were categorized and accounted for, using a protocol previously developed. The results obtained revealed regularity in the behavior of the internship supervisor, as there were statistically significant differences in the same categories for both therapists. Likewise, there was flexibility according to the demands and needs of each therapist and client. It was also possible to observe similarities between the practice of internship supervision and the therapist-client relationship. Future research will be able to use the protocol developed to evaluate its generalization for Analytical-Behavioral Therapy, as well as using video sessions to be able to capture more nuances of interactions. | - |
| Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” UNESP | - |
| Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” UNESP | - |
| Formato: dc.format | 167-185 | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Relação: dc.relation | Acta Comportamentalia | - |
| ???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
| Palavras-chave: dc.subject | behavior-analytic therapy | - |
| Palavras-chave: dc.subject | behavioral clinic | - |
| Palavras-chave: dc.subject | internship supervision | - |
| Palavras-chave: dc.subject | supervisor behaviors | - |
| Palavras-chave: dc.subject | therapist training | - |
| Título: dc.title | Training of behavior-analytic therapists: supervisor behaviors | - |
| Título: dc.title | Formação de terapeutas analítico-comportamentais: comportamentos do supervisor | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: