
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Giaqueto Gomes, Gabriela | - |
| Autor(es): dc.creator | Cristina Canela, Kelly | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T21:05:15Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T21:05:15Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-12-31 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.18316/redes.v9i3.5544 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/306007 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/306007 | - |
| Descrição: dc.description | This article aims to discuss women role in the socioenvironmental context, in order to demonstrate a dialogue between the historical transformations related to feminine gender and their relationship with the environment. This research analyzes the intersection between environmental sustainability and gender equity, since without social, gender and race equality, a sustainable and fair planet becomes impractical. To support the approach, the two-dimensional Justice Theory is used as a theoretical-philosophical basis, which is defended by the philosopher Nancy Fraser. The article discuss this questions: how to achieve women emancipation within sustainable development context? How to develop spaces of social participation that promotes gender equity and ecological citizenship? The promotion of equality must include women emancipation through an introduction of a gender perspective in policies, and women eff ective participation in environment protection. The research uses the hypothetical-deductive method and bibliographic research. | - |
| Descrição: dc.description | UNESP | - |
| Descrição: dc.description | UNESP | - |
| Formato: dc.format | 137-156 | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Relação: dc.relation | Revista Eletronica Direito e Sociedade | - |
| ???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Environment | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Feminine emancipation | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Gender | - |
| Título: dc.title | The gender perspective in a debate related to the environment and human rights achievement | - |
| Título: dc.title | A perspectiva de gênero no debate relacionado ao meio ambiente e à concretização de direitos humanos | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: