Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.contributor | State Univ Santa Cruz UESC | - |
Autor(es): dc.creator | Ganiko-Dutra, Matheus | - |
Autor(es): dc.creator | Ceschim, Beatriz | - |
Autor(es): dc.creator | Caldeira, Ana Maria de Andrade | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T17:40:56Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T17:40:56Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.21723/riaee.v18i00.18375 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/306000 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/306000 | - |
Descrição: dc.description | In the present context of technological sophistication, Science Education might train citizens to be able to participate in individual and collective decision making. The concept of genetic information is relevant for the comprehension of socioenvironmental problems, such as genetic modified organisms and genic therapy, for example. Considering the possibility of this concept to provoke misconceptions by metaphor in learning, we aimed describing which are the conceptions of genetic information from Biology teachers in training and how these conceptions changed through scientific and philosophical conversation sessions. We collected data using questionnaires, group interviews and individual representations. We identified that teachers in training comprehended genetic information in metaphorical terms, moved forward to a complete rejection of the metaphor and reached a balancing point in the end, exhibiting comprehensions compatible with the proposed scientific concept, although some showed a combination of different conceptual profiles. | - |
Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | - |
Descrição: dc.description | Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) | - |
Descrição: dc.description | Sao Paulo State Univ UNESP, Bauru, SP, Brazil | - |
Descrição: dc.description | State Univ Santa Cruz UESC, Ilheus, BA, Brazil | - |
Descrição: dc.description | Sao Paulo State Univ UNESP, Bauru, SP, Brazil | - |
Descrição: dc.description | CAPES: 001 | - |
Formato: dc.format | 19 | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Publicador: dc.publisher | Univ Estadual Paulista-unesp, Fac Ciencias Letras Assis | - |
Relação: dc.relation | Revista Ibero-americana De Estudos Em Educacao | - |
???dc.source???: dc.source | Web of Science | - |
Palavras-chave: dc.subject | Biology Teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Science Teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Information. Metaphor | - |
Palavras-chave: dc.subject | Language | - |
Título: dc.title | THE METAPHOR OF COMMUNICATION IN GENETIC INFORMATION CONCEPTUAL COMPREHENSION: AN INVESTIGATION IN INITIAL SCIENCE AND BIOLOGY TEACHER EDUCATION | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: