
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Lavras (UFLA) | - |
| Autor(es): dc.creator | Temoteo, Paulo Antonio de Oliveira | - |
| Autor(es): dc.creator | Tostes, Susane Silva | - |
| Autor(es): dc.creator | Queixas, Ricardo Campos | - |
| Autor(es): dc.creator | Festozo, Marina Battistetti | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T18:16:00Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T18:16:00Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-05-01 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.34024/olhares.2023.v11.15417 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/305982 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/305982 | - |
| Descrição: dc.description | The aim of this article is to report and analyze the educational work carried out in a state school in the south of Minas Gerais, as part of the Supervised Internship in a Biological Sciences course. We consider << work >> to be the vital activity of human beings, through which men and women transform nature and themselves. We used qualitative research as the basis for our investigation, with reports based on participant observation, taking the experiences lived as the object of study. Supported by Historical-Critical Pedagogy and critical approaches to Supervised Internship in teacher training, we observed and discussed important elements for understanding educational work: the conditions of teaching work; pedagogical practices in the classroom and some of their obstacles; observations of the environment beyond the classroom; a vegetable garden project developed at the school; reflections on the individualization of responsibilities and the challenges for pedagogical practices; and, finally, the Pedagogical Political Project and its articulation with educational work. Based on these discussions, we understand and defend the Supervised Internship as a powerful activity for experiencing and reflecting on educational work, an important moment for building identity, valuing and training teachers as critical intellectuals. | - |
| Descrição: dc.description | Univ Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho UNE, Bauru, SP, Brazil | - |
| Descrição: dc.description | Univ Fed Lavras UFLA, Lavras, Brazil | - |
| Descrição: dc.description | Univ Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho UNE, Bauru, SP, Brazil | - |
| Formato: dc.format | 22 | - |
| Idioma: dc.language | en | - |
| Publicador: dc.publisher | Univ Fed Sao Paulo, Dept Education | - |
| Relação: dc.relation | Revista Olhres | - |
| ???dc.source???: dc.source | Web of Science | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Education research | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Context of education | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Critique of education | - |
| Título: dc.title | EDUCATIONAL WORK IN TEACHER EDUCATION: reflections from Supervised Internship | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: