Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade do Planalto | - |
Autor(es): dc.contributor | Centro Universitário Leonardo da Vinci | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Padilha, Ana Paula Freitas | - |
Autor(es): dc.creator | Vicenzi, Vinícius Bertoncini | - |
Autor(es): dc.creator | Dresch, Jaime Farias | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T19:56:06Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T19:56:06Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-09-01 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.11600/rlcsnj.22.3.6580 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/305977 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/305977 | - |
Descrição: dc.description | This article presents an everyday experience in the field of early childhood education, specifically colonial cisgender-endosex violence contained in teachers’ discourse. Possible forms of resistance based on Queer studies and experiences are presented. The article discusses the colonial cisgender-endosex apparatus through a perspective of biopower, which circulates in the school space in an exclusionary, pejorative and discriminatory way. The study draws on decolonial and post-structuralist theory, articulated with emerging issues from queer, feminist and anti-racist production. The results of the research evidence the existence of some escape lines for the school’s agency in relation to its cisheteronormative discourse. The discussion focuses on how the intersection of other discourses present in the school, driven by an increased cultural and political visibility of the Queer population, contribute to the construction of Queer Pedagogy. | - |
Descrição: dc.description | Universidade do Planalto, Catarinense | - |
Descrição: dc.description | Universidade do Planalto Catarinense. Graduação em Pedagogia Centro Universitário Leonardo da Vinci | - |
Descrição: dc.description | Universidade do Porto (Portugal). Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Universidade Federal de Santa Catarina. Graduação em Pedagogia Universidade Paranaense | - |
Descrição: dc.description | Graduação em Pedagogia Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho | - |
Descrição: dc.description | Graduação em Pedagogia Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Revista Latinoamericana de Ciencias Sociales, Ninez y Juventud | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | basic education teachers | - |
Palavras-chave: dc.subject | early childhood education | - |
Palavras-chave: dc.subject | gender and education | - |
Palavras-chave: dc.subject | philosophy and education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sexuality | - |
Título: dc.title | Queer Pedagogy: violence against a Queer parent in early childhood education | - |
Título: dc.title | Pedagogía del cuírlombo: violencia a un padre cuír en la educación infantil | - |
Título: dc.title | Pedagogia do cuírlombo: violência a um pai cuír na educação infantil | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: