
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Garcia, Tatiana Varejão | - |
| Autor(es): dc.creator | Juliani, Carmen Maria C.M. | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:33:34Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:33:34Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-31 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.47626/1679-4435-2022-973 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/305966 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/305966 | - |
| Descrição: dc.description | Presenteeism is a relatively new phenomenon affecting the health of employees, and studies on this topic are scarce. It refers to being physically present in the workplace but mentally or physically unable to fully perform one’s duties. For teachers in particular, this is influenced by internal and external factors that determine their relationship with work. The objective of this study was to understand how presenteeism developed among teachers from a school in the city of São Paulo, Brazil, which offers secondary education programs including basic professional and technical qualification. This was a qualitative study using Bardin’s content analysis method. Twenty teachers suffering from presenteeism were randomly selected to compose the purposive sample. Data were collected from September to December 2019. Participants complaints were mainly related to school organization and their own relationship with work. Several factors lead to illness and impact teachers’ health and quality of life, such as physical and emotional exhaustion, difficulties in recovering health, suffering, underperformance, difficulty taking sick leaves, and professional and financial damages. Presenteeism involves personal, financial, and sociocultural issues, as well as organizational factors that make teachers feel obligated to work even when they are sick to perform their duties. | - |
| Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, SP | - |
| Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, SP | - |
| Idioma: dc.language | en | - |
| Relação: dc.relation | Revista Brasileira de Medicina do Trabalho | - |
| ???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
| Palavras-chave: dc.subject | occupational health | - |
| Palavras-chave: dc.subject | presenteeism | - |
| Palavras-chave: dc.subject | school teachers | - |
| Título: dc.title | Teacher’s health and presenteeism | - |
| Título: dc.title | Saúde dos professores e o presenteísmo | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | vídeo | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: