
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.contributor | Centro Universitário Sagrado Coração (UNISAGRADO) | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) | - |
| Autor(es): dc.contributor | UMR 9193 – SCALab – Sciences Cognitives et Sciences Affectives | - |
| Autor(es): dc.creator | Belizário Brito, Matheus | - |
| Autor(es): dc.creator | Gotardi, Gisele Chiozi | - |
| Autor(es): dc.creator | Rodrigues, Sérgio Tosi | - |
| Autor(es): dc.creator | Jacomassi, Daniela Godoi | - |
| Autor(es): dc.creator | Bonnet, Cédrick T | - |
| Autor(es): dc.creator | Polastri, Paula Fávaro | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T16:10:44Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T16:10:44Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-01 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1177/10597123231208034 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/305953 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/305953 | - |
| Descrição: dc.description | We investigated whether the adaptation of postural control to perform saccadic tasks is still maintained in challenging situations such as when the posture is challenged with a large movement of the moving room and with the addition of a second perturbation as a visual task of memorization. Thirty young adults (20.0 ± 1.3 years) were randomly assigned to the control and experimental groups. Participants stood upright on a force plate inside a moving room wearing eye-tracking. The room moved back and forth (anterior–posterior direction), at low (.6 cm—first and third trials) and high (3.5 cm—second trial) amplitude, and frequency of.2 Hz. In each trial, participants performed left-right horizontal saccades on a target (1.1 Hz). The experimental group also performed a concomitant number memorization task. There were no differences between groups in the coupling between center of pressure (CoP) displacements and visual stimulus in any condition. There was also no difference in the performance of the saccadic task. In the memorization task, CoP displacements in response to the visual stimulus frequency (room motion) were not affected. The performance in the memorization task was similar between room conditions. Overall, increasing cognitive involvement by adding a working memory task does not deteriorate the postural stabilization of young adults to accomplish accurate gaze shifts. Also, it does not interfere with adaptive visual reweighting due to changes in the moving room amplitude. In conclusion, young adults are flexible in optimizing their postural control to succeed in multiple tasks even under perturbation. | - |
| Descrição: dc.description | Department of Physical Education Faculty of Sciences Laboratory of Information Vision and Action (LIVIA) São Paulo State University (UNESP) | - |
| Descrição: dc.description | Department of Health Science Centro Universitário Sagrado Coração (UNISAGRADO) | - |
| Descrição: dc.description | Department of Physical Education Center of Biological and Health Science Dinâmica – Motor Behavior Laboratory Federal University of São Carlos (UFSCar) | - |
| Descrição: dc.description | Univ. Lille CNRS UMR 9193 – SCALab – Sciences Cognitives et Sciences Affectives | - |
| Descrição: dc.description | Department of Physical Education Faculty of Sciences Laboratory of Information Vision and Action (LIVIA) São Paulo State University (UNESP) | - |
| Formato: dc.format | 301-312 | - |
| Idioma: dc.language | en | - |
| Relação: dc.relation | Adaptive Behavior | - |
| ???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
| Palavras-chave: dc.subject | eye movements | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Postural control | - |
| Palavras-chave: dc.subject | saccades | - |
| Palavras-chave: dc.subject | visual memory | - |
| Palavras-chave: dc.subject | visual perturbation | - |
| Título: dc.title | Functional relation between postural sway and saccadic eye movements is strong and not altered by moving visual environment and concomitant memory task | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: