ACCOUNTABILITY E AVALIAÇÃO DE SISTEMA DO BRASIL E DO URUGUAI: EM DEFESA DA QUALIDADE SOCIAL DA EDUCAÇÃO

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSecretaria Municipal de Educação de Paulínia-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.contributorUniversidad de la República-
Autor(es): dc.creatorMello, Liliane Ribeiro De-
Autor(es): dc.creatorBertagna, Regiane Helena-
Autor(es): dc.creatorMancebo, María Ester-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T19:37:37Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T19:37:37Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-04-29-
Data de envio: dc.date.issued2023-11-12-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/CC269710-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/11449/305906-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/305906-
Descrição: dc.descriptionThis work highlights the relationship between accountability and systems assessment, based on research on assessment policies for basic education in Brazil and Uruguay. Systems assessment has been gathering prominence within the historical-political scenario and it also shows a different unfolding in each country. This qualitative research was conducted upon the analysis of two cases (Brazil and Uruguay), document/bibliographic surveys and content analysis as well. It is inferred, consequently, that these assessments may point out to limitations towards social quality education.-
Descrição: dc.descriptionEste artigo destaca as relações entre accountability e a avaliação de sistema, a partir das análises das avaliações da educação obrigatória do Brasil e do Uruguai. As avaliações de sistema ganham destaque no contexto histórico-político e se desdobram diferentemente em cada país. A pesquisa qualitativa foi desenvolvida a partir do estudo de dois casos (Brasil e Uruguai), por meio de levantamento documental e bibliográfico, e, análise de conteúdo. Entende-se que estas avaliações podem apontar para limitações no que tange à educação de qualidade social.-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)-
Descrição: dc.descriptionFundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)-
Descrição: dc.descriptionSecretaria Municipal de Educação de Paulínia-
Descrição: dc.descriptionUniversidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Instituto de Biociências-
Descrição: dc.descriptionUniversidad de la República, Facultad de Ciencias Sociales-
Descrição: dc.descriptionUniversidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Instituto de Biociências-
Descrição: dc.descriptionCAPES: 88881.186846/2018-01-
Descrição: dc.descriptionFAPESP: 2022/06861-7-
Formato: dc.format55-65-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherCEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade-
Relação: dc.relationCadernos CEDES-
Direitos: dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess-
???dc.source???: dc.sourceSciELO-
Palavras-chave: dc.subjectAccontability-
Palavras-chave: dc.subjectSystems assessment Brazil-
Palavras-chave: dc.subjectSystems assessment Uruguay-
Palavras-chave: dc.subjectEducational assessment policies-
Palavras-chave: dc.subjectSocial quality-
Palavras-chave: dc.subjectAccontability-
Palavras-chave: dc.subjectAvaliação de sistemas Brasil-
Palavras-chave: dc.subjectAvaliação de sistemas Uruguay-
Palavras-chave: dc.subjectPolíticas de avaliação educacional-
Palavras-chave: dc.subjectQualidade social-
Título: dc.titleACCOUNTABILITY E AVALIAÇÃO DE SISTEMA DO BRASIL E DO URUGUAI: EM DEFESA DA QUALIDADE SOCIAL DA EDUCAÇÃO-
Título: dc.titleACCOUNTABILITY AND SYSTEMS ASSESSMENT IN BRAZIL AND URUGUAY: ADVOCATING FOR THE SOCIAL QUALITY IN EDUCATION-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

Não existem arquivos associados a este item.