Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Secretaria Municipal de Educação de Paulínia | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidad de la República | - |
Autor(es): dc.creator | Mello, Liliane Ribeiro De | - |
Autor(es): dc.creator | Bertagna, Regiane Helena | - |
Autor(es): dc.creator | Mancebo, María Ester | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T19:37:37Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T19:37:37Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-12 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1590/CC269710 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/305906 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/305906 | - |
Descrição: dc.description | This work highlights the relationship between accountability and systems assessment, based on research on assessment policies for basic education in Brazil and Uruguay. Systems assessment has been gathering prominence within the historical-political scenario and it also shows a different unfolding in each country. This qualitative research was conducted upon the analysis of two cases (Brazil and Uruguay), document/bibliographic surveys and content analysis as well. It is inferred, consequently, that these assessments may point out to limitations towards social quality education. | - |
Descrição: dc.description | Este artigo destaca as relações entre accountability e a avaliação de sistema, a partir das análises das avaliações da educação obrigatória do Brasil e do Uruguai. As avaliações de sistema ganham destaque no contexto histórico-político e se desdobram diferentemente em cada país. A pesquisa qualitativa foi desenvolvida a partir do estudo de dois casos (Brasil e Uruguai), por meio de levantamento documental e bibliográfico, e, análise de conteúdo. Entende-se que estas avaliações podem apontar para limitações no que tange à educação de qualidade social. | - |
Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | - |
Descrição: dc.description | Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) | - |
Descrição: dc.description | Secretaria Municipal de Educação de Paulínia | - |
Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Instituto de Biociências | - |
Descrição: dc.description | Universidad de la República, Facultad de Ciencias Sociales | - |
Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Instituto de Biociências | - |
Descrição: dc.description | CAPES: 88881.186846/2018-01 | - |
Descrição: dc.description | FAPESP: 2022/06861-7 | - |
Formato: dc.format | 55-65 | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade | - |
Relação: dc.relation | Cadernos CEDES | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
???dc.source???: dc.source | SciELO | - |
Palavras-chave: dc.subject | Accontability | - |
Palavras-chave: dc.subject | Systems assessment Brazil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Systems assessment Uruguay | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educational assessment policies | - |
Palavras-chave: dc.subject | Social quality | - |
Palavras-chave: dc.subject | Accontability | - |
Palavras-chave: dc.subject | Avaliação de sistemas Brasil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Avaliação de sistemas Uruguay | - |
Palavras-chave: dc.subject | Políticas de avaliação educacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Qualidade social | - |
Título: dc.title | ACCOUNTABILITY E AVALIAÇÃO DE SISTEMA DO BRASIL E DO URUGUAI: EM DEFESA DA QUALIDADE SOCIAL DA EDUCAÇÃO | - |
Título: dc.title | ACCOUNTABILITY AND SYSTEMS ASSESSMENT IN BRAZIL AND URUGUAY: ADVOCATING FOR THE SOCIAL QUALITY IN EDUCATION | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: