Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Domingues, Ana Mariele | - |
Autor(es): dc.creator | de Souza, Ricardo Gabbay | - |
Autor(es): dc.creator | Luiz, João Victor Rojas | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T17:46:38Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T17:46:38Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-30 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1016/j.erss.2024.103756 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/305892 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/305892 | - |
Descrição: dc.description | Lithium-ion batteries (LIBs) are essential in the low-carbon energy transition. However, the social consequences of LIBs throughout the entire lifecycle have been insufficiently explored in the literature. To address this gap, this study conducted a comprehensive review of peer-reviewed literature, grey literature, and conflicts in the Global Atlas of Environmental Justice associated with LIBs lifecycle. The UNEP Social Lifecycle Assessment framework was utilised for categorisation of stakeholders and social impacts categories. The socio-ecological dynamics and consequences of the global production of LIBs were analysed from the perspective of the Safe and Just operating spaces of the Doughnut Economics (DE). The main results indicate that Worker, Local community, and Society are the most investigated stakeholders, while Consumers, Value chain actors and Children are overlooked. Social impact subcategories related to Safe and healthy living conditions and Access to material resources receive more attention due to social concerns about environmental and social degradation associated with raw material extraction in the LIBs lifecycle. The analysis from DE framework reveals that the increased business as usual production of LIBs can hinder the achievement of a safe and just transition due to undesired socio-ecological consequences, such as increased CO2 emissions, air pollution, land degradation, biodiversity loss, and water pollution that leading to increase poverty, inequality, discrimination (gender and race), health damage, corruption, and conflicts. More research is needed to understand and simulate social consequences of LIBs lifecycle. To this end, a holistic future research agenda is provided. | - |
Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | - |
Descrição: dc.description | Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) | - |
Descrição: dc.description | São Paulo State University (UNESP) School of Engineering Department of Production Engineering, SP | - |
Descrição: dc.description | São Paulo State University (UNESP) Institute of Science and Technology, SP | - |
Descrição: dc.description | São Paulo State University (UNESP) School of Engineering Department of Production Engineering, SP | - |
Descrição: dc.description | São Paulo State University (UNESP) Institute of Science and Technology, SP | - |
Descrição: dc.description | CAPES: 001. | - |
Descrição: dc.description | FAPESP: 2023/03698-0 | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Relação: dc.relation | Energy Research and Social Science | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | Doughnut economics | - |
Palavras-chave: dc.subject | Lithium-ion battery | - |
Palavras-chave: dc.subject | Safe and just transition | - |
Palavras-chave: dc.subject | Social impacts | - |
Palavras-chave: dc.subject | Social Lifecycle Assessment | - |
Título: dc.title | Lifecycle social impacts of lithium-ion batteries: Consequences and future research agenda for a safe and just transition | - |
Tipo de arquivo: dc.type | vídeo | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: