
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Duarte, Newton | - |
| Autor(es): dc.creator | Duarte, Elaine Cristina Melo | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T18:32:01Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T18:32:01Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-31 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.4324/9781032707051-4 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/305887 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/305887 | - |
| Descrição: dc.description | Progressive pedagogies often address two criticisms of school education. The first is that school knowledge is far from reality because it is theoretical and abstract. The second is that schools are more concerned with transmitting knowledge than promoting the development of students as individuals. These criticisms are based on at least two questionable assumptions. The first is that the acquisition by individuals of socially existing knowledge would be a process that does not promote the development of individuality. In other words, the intellectual, emotional, and ethical development of a person would be a process independent of the degree of knowledge of objective reality learned by that person. The second assumption is that knowledge relevant to individuals' lives is the one immediately connected to practical experiences. This type of vision separates the individual from the social, the internal from the external, the concrete from the abstract, the practical from the theoretical, and so on. In our chapter, we argue that in the writings of Vygotsky and Gramsci, there are substantial contributions to an educational theory in which the school curriculum is seen as a dynamic and complex relationship between the knowledge of reality and the development of the individual. | - |
| Descrição: dc.description | Sao Paulo State University (UNESP) | - |
| Descrição: dc.description | Sao Paulo State University (UNESP) | - |
| Formato: dc.format | 32-46 | - |
| Idioma: dc.language | en | - |
| Relação: dc.relation | Emerging Perspectives from Social Realism on Knowledge and Education: Curricula, Pedagogy, Identity, and Equity | - |
| ???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
| Título: dc.title | The curriculum as relation between knowledge of reality and the individual's development: Contributions from Antonio Gramsci and Lev Vygotsky | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: