
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Centro Universitário de Brasília | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade São Francisco | - |
| Autor(es): dc.creator | Ferraz, Adriana Satico | - |
| Autor(es): dc.creator | Inácio, Amanda Lays Monteiro | - |
| Autor(es): dc.creator | de Oliveira Barros Bathaus, Jennifer Kerolly | - |
| Autor(es): dc.creator | dos Santos, Acácia Aparecida Angeli | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T17:27:21Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T17:27:21Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-31 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1590/1982-4327e3307 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/305884 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/305884 | - |
| Descrição: dc.description | Due to the need to understand the academic adaptation in the temporary transition from the in-person to the virtual modality, the general objective of this research is to adapt the Academic Adaptation to Higher Education Questionnaire for remote teaching. The specific objectives are to investigate their evidence of content validity and internal structure-based validity and reliability estimates. The questionnaire was adapted for remote teaching in the first stage of the research. The questionnaire was, then, evaluated by three judges and 12 students, whose results evidenced the content validity. Subsequently, 319 students answered the questionnaire. With confirmatory factor analysis, a plausible model was identified, containing five factors (Institutional, Social, Study, Personal-Emotional, and Career Planning), indicating validity based on the internal structure. Additionally, the questionnaire showed adequate accuracy indices (ω >.85). The practical implications are traced, and we also suggest for the questionnaire to be adjusted for the hybrid teaching modality. | - |
| Descrição: dc.description | Centro Universitário de Brasília, DF | - |
| Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista, SP | - |
| Descrição: dc.description | Universidade São Francisco, SP | - |
| Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista, SP | - |
| Idioma: dc.language | en | - |
| Relação: dc.relation | Paideia | - |
| ???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
| Palavras-chave: dc.subject | college environment | - |
| Palavras-chave: dc.subject | college students | - |
| Palavras-chave: dc.subject | educational technology | - |
| Palavras-chave: dc.subject | higher education | - |
| Palavras-chave: dc.subject | psychometrics | - |
| Título: dc.title | Academic Adaptation to Remote Higher Education Questionnaire: Adaptation and Psychometric Study with Universities | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: