Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade de Brasília (UnB) | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade São Francisco | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Cunha, Raíssa Damasceno | - |
Autor(es): dc.creator | Faiad, Cristiane | - |
Autor(es): dc.creator | Baptista, Makilim N. | - |
Autor(es): dc.creator | Cardoso, Hugo F. | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T21:59:44Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T21:59:44Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1590/0102.3772e39nspe08.en | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/305857 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/305857 | - |
Descrição: dc.description | The choice of statistical data analysis should be guided by a critical analysis that supports the theoretical relationship between the construct and its indicators. This theoretical article reviews the three main existing psychometric paradigms and their proposals for explaining the relationship between indicators and their constructs. The discussion begins with the standard paradigm that guides the construction and analysis of data in psychology, reflective model. Then, a description of the formative models is performed and finally the Network Analysis as an alternative. The definitions, consequences, and limitations of the use of each measurement model are presented such as a reflection on making decisions about which data generation mechanisms are more appropriate. | - |
Descrição: dc.description | Universidade de Brasília, DF | - |
Descrição: dc.description | Universidade São Francisco, SP | - |
Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista, SP | - |
Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista, SP | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Psicologia: Teoria e Pesquisa | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | data analysis | - |
Palavras-chave: dc.subject | data generation mechanism | - |
Palavras-chave: dc.subject | formative models | - |
Palavras-chave: dc.subject | network analysis | - |
Palavras-chave: dc.subject | psychometrics | - |
Palavras-chave: dc.subject | reflective models | - |
Título: dc.title | The Data Generation Mechanism: Relationship Between Constructs and Their Indicators | - |
Título: dc.title | O Mecanismo de Geração de Dados: Relação entre Construtos e seus Indicadores | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: