Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Bressane, Adriano | - |
Autor(es): dc.creator | Zwirn, Daniel | - |
Autor(es): dc.creator | Essiptchouk, Alexei | - |
Autor(es): dc.creator | Saraiva, Antônio Carlos Varela | - |
Autor(es): dc.creator | Carvalho, Fernando Luiz de Campos | - |
Autor(es): dc.creator | Formiga, Jorge Kennety Silva | - |
Autor(es): dc.creator | Medeiros, Líliam César de Castro | - |
Autor(es): dc.creator | Negri, Rogério Galante | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:51:22Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:51:22Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-06-01 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1016/j.caeai.2023.100196 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/305788 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/305788 | - |
Descrição: dc.description | Statement of problem: The students’ academic performance is influenced by a complex interplay among several factors. Traditional educational approaches often struggle to accommodate the diverse needs of students, leading to suboptimal learning outcomes. Purpose: This article aims to comprehensively understand the role of study strategies and learning disabilities in shaping academic performance. Through the integration of artificial intelligence (AI) tools, the purpose is to propose a decision support system (DSS) for recommendations to improve the educational approach. Method: To identify features with higher explanatory power based on empirical data, we employed an artificial neural network (ANN) to recognize patterns of association between study strategies, learning disabilities, and academic performance. Using the pondered features, a Fuzzy-based AI was built for offering recommendations into effective educational interventions. Conclusions: The findings underscore the significance of study strategies in mitigating the negative impact of learning disabilities on academic performance. By leveraging the proposed AI tools framework, educators can make informed decisions to tailor educational approaches, catering to the unique cognitive profiles of students. Personalized interventions based on identified patterns can lead to improved academic outcomes and greater inclusivity in the learning environment. Practical implications: Educators and policymakers can adopt the proposed data-driven strategies to enhance teaching methodologies, thereby accommodating the varying needs of students with learning disabilities. This approach fosters a more inclusive and equitable educational landscape, promoting academic success for all learners. | - |
Descrição: dc.description | FURTHERMORE grants in publishing | - |
Descrição: dc.description | São Paulo State University, Presidente Dutra Highway, Km 137,8, SP | - |
Descrição: dc.description | Graduate Program in Civil and Environmental Engineering São Paulo State University, Eng. Luís Coube Avenue, 2085, SP | - |
Descrição: dc.description | Graduate Program in Natural Disasters São Paulo State University, Presidente Dutra Highway, Km 137,8, SP | - |
Descrição: dc.description | São Paulo State University, Presidente Dutra Highway, Km 137,8, SP | - |
Descrição: dc.description | Graduate Program in Civil and Environmental Engineering São Paulo State University, Eng. Luís Coube Avenue, 2085, SP | - |
Descrição: dc.description | Graduate Program in Natural Disasters São Paulo State University, Presidente Dutra Highway, Km 137,8, SP | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Relação: dc.relation | Computers and Education: Artificial Intelligence | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educational approach | - |
Palavras-chave: dc.subject | Learning limitation and potential | - |
Palavras-chave: dc.subject | Study strategies | - |
Título: dc.title | Understanding the role of study strategies and learning disabilities on student academic performance to enhance educational approaches: A proposal using artificial intelligence | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: