
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.contributor | Ciência e Tecnologia de São Paulo | - |
| Autor(es): dc.creator | Gonçalves, Diego Miranda | - |
| Autor(es): dc.creator | Caritá, Lucas Antonio | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T21:50:32Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T21:50:32Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-31 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1590/1806-9126-RBEF-2023-0235 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/305778 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/305778 | - |
| Descrição: dc.description | Commonly, in Ordinary Differential Equations courses, equations with impulses or discontinuous forcing functions are studied. In this context, the Laplace Transform of the Dirac delta function and unit step function is taught, which are used as forcing functions in theoretical equations. However, application in real situations is also an important part of the learning process. In this sense, most books are flawed regarding the practical applications of this type of equation. Therefore, the purpose of this work is to study the solution of differential equations under the action of discontinuous forcing functions or impulses, contextualized in Physics or Engineering problems, using Laplace transforms. For this, this article analyzes some physical systems that are not so explored in the literature, such as the galvanometer, a circuit used inside an ammeter or voltmeter to measure current or voltage. In addition, we also studied an R-L-C circuit (Resistor, Inductor and Capacitor), using the Laplace Transform to find the capacitor voltage, demonstrating an extremely useful way for solving electrical circuits in series or in parallel. | - |
| Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, SP | - |
| Descrição: dc.description | Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo, SP | - |
| Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, SP | - |
| Idioma: dc.language | en | - |
| Relação: dc.relation | Revista Brasileira de Ensino de Fisica | - |
| ???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Differential equations | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Laplace transforms | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Mathematical modeling | - |
| Título: dc.title | Some applications of Laplace transforms in models with impulses or discontinuous forcing functions | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: