Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Ançanello, Juliana Venancio | - |
Autor(es): dc.creator | de Castro Silva Casarin, Helen | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T17:40:23Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T17:40:23Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.20396/RDBCI.V21I00.8671533 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/305775 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/305775 | - |
Descrição: dc.description | Introduction: The consumption of information and news in the virtual environment, characterized by infinite content, permanent connection and information overload, makes it difficult to discern what is or is not factual information. Objective: The objective is to investigate what are the guidelines proposed by the DigComp and MIL documents to prepare individuals against fake news and misinformation. Methodology: Content Analysis, more specifically categorical analysis, was used to analyze the selected frameworks. Three analysis categories were created with seven inferences. Results: In the Key Concepts category, only misinformation inference is presented in both documents. There are recommendations for the evaluation of information in nontraditional information environments, as inferred in category two in both analyzed frameworks. It was found that DigComp brings specific guidelines regarding the Skills, Knowledge and Attitudes category, while the MIL includes two of the three inferences proposed in the category. Conclusion: The documents offer a set of conceptual, pedagogical and strategy-action references that provide guiding elements for the preparation of users, and it is imperative that information professionals are proactive in relation to misinformation and fake news, in addition to knowing, analyzing and criticizing the available references to develop strategies based on the integration of different skills to prepare subjects to use non-traditional informational environments. | - |
Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, SP | - |
Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, SP | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Relação: dc.relation | Revista Digital de Biblioteconomia e Ciencia da Informacao | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | Digital literacy | - |
Palavras-chave: dc.subject | Disinformation | - |
Palavras-chave: dc.subject | Fake news | - |
Palavras-chave: dc.subject | Information literacy | - |
Palavras-chave: dc.subject | Media and information literacy | - |
Título: dc.title | DigComp and MIL frameworks contribute to fight fake news and disinformation | - |
Título: dc.title | Contribuições dos frameworks DigComp e MIL para combate às fake news e à desinformação | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: