Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | University of Cambridge | - |
Autor(es): dc.contributor | University of Stirling | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Itajubá | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Gandolfi, Haira E. | - |
Autor(es): dc.creator | Rushton, Elizabeth A. C. | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Luciano Fernandes | - |
Autor(es): dc.creator | da Silva Carvalho, Maria Bernadete Sarti | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T21:06:19Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T21:06:19Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-09-01 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1007/s11422-024-10212-8 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/305763 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/305763 | - |
Descrição: dc.description | While environmental education has been present in the field of education for decades now, only recently our particular subject areas of science and geography have started to pay more critical attention to specific concerns surrounding the intersection of environmental issues and social justice (also known as environmental justice) within the context of formal secondary education, including in secondary teacher education programmes. Drawing on scholarship, policy landscapes and socio-environmental concerns from both the global South and the global North, and on a methodological approach based on transnational collective reflection and collaborative-dialogic writing, in this article we delve into our different cultural, geographical and disciplinary contexts, views and experiences as four teacher educators from Brazil and England who have been working at this intersection between environmental justice and Science and Geography teacher education programmes for secondary formal education. Here we will argue that environmental justice needs to have a central role in such teacher education programmes if we aim to support young people and their teachers in navigating the spatially diverse and unequal impacts of environmental emergencies in global North and South communities. We also consider future directions for research and collaboration across national and disciplinary boundaries within the landscape of environmental education for environmental justice, reflecting on the future of teacher education across the global North and the global South when facing more frequent and severe environmental emergencies. | - |
Descrição: dc.description | Faculty of Education University of Cambridge | - |
Descrição: dc.description | Faculty of Social Sciences University of Stirling | - |
Descrição: dc.description | Instituto de Física e Química Universidade Federal de Itajubá | - |
Descrição: dc.description | Departamento de Educação Universidade Estadual Paulista | - |
Descrição: dc.description | Departamento de Educação Universidade Estadual Paulista | - |
Formato: dc.format | 257-286 | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Relação: dc.relation | Cultural Studies of Science Education | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | Environmental education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Environmental justice | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teacher education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teacher educators | - |
Título: dc.title | Teacher educators and environmental justice: conversations about education for environmental justice between science and geography teacher educators based in England and Brazil | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: