Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Sergipe (UFS) | - |
Autor(es): dc.contributor | Centro Acadêmico de Vitória | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.contributor | University of Coimbra | - |
Autor(es): dc.contributor | Centro Acadêmico do Agreste—CAA | - |
Autor(es): dc.creator | Fernandes, Matheus Santos de Sousa | - |
Autor(es): dc.creator | Lacerda, Tiago Ramos | - |
Autor(es): dc.creator | Fidélis, Débora Eduarda da Silva | - |
Autor(es): dc.creator | Santos, Gabriela Carvalho Jurema | - |
Autor(es): dc.creator | Filgueira, Tayrine Ordonio | - |
Autor(es): dc.creator | de Souza, Raphael Fabrício | - |
Autor(es): dc.creator | Lagranha, Claúdia Jacques | - |
Autor(es): dc.creator | Lira, Fábio S. | - |
Autor(es): dc.creator | Castoldi, Angela | - |
Autor(es): dc.creator | Souto, Fabrício Oliveira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T20:18:41Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T20:18:41Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-10-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.3390/ijms242216516 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/305720 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/305720 | - |
Descrição: dc.description | This systematic review aims to evaluate the influence of environmental enrichment (EE) on oncological factors in experimental studies involving various types of cancer models. A comprehensive search was conducted in three databases: PubMed (161 articles), Embase (335 articles), and Scopus (274 articles). Eligibility criteria were applied based on the PICOS strategy to minimize bias. Two independent researchers performed the searches, with a third participant resolving any discrepancies. The selected articles were analyzed, and data regarding sample characteristics and EE protocols were extracted. The outcomes focused solely on cancer and tumor-related parameters, including cancer type, description of the cancer model, angiogenesis, tumor occurrence, volume, weight, mice with tumors, and tumor inhibition rate. A total of 770 articles were identified across the three databases, with 12 studies meeting the inclusion criteria for this systematic review. The findings demonstrated that different EE protocols were effective in significantly reducing various aspects of tumor growth and development, such as angiogenesis, volume, weight, and the number of mice with tumors. Furthermore, EE enhanced the rate of tumor inhibition in mouse cancer models. This systematic review qualitatively demonstrates the impacts of EE protocols on multiple parameters associated with tumor growth and development, including angiogenesis, occurrence, volume, weight, and tumor incidence. Moreover, EE demonstrated the potential to increase the rate of tumor inhibition. These findings underscore the importance of EE as a valuable tool in the management of cancer. | - |
Descrição: dc.description | Instituto Keizo Asami Universidade Federal de Pernambuco, Recife | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Biologia Aplicada à Saúde Centro de Biociências Universidade Federal de Pernambuco | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Nutrição Universidade Federal de Pernambuco | - |
Descrição: dc.description | Department of Physical Education Federal University of Sergipe | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Nutrição Atividade Física e Plasticidade Fenotípica Centro Acadêmico de Vitória, Vitória de Santo Antão | - |
Descrição: dc.description | Exercise and Immunometabolism Research Group Postgraduate Program in Movement Sciences Department of Physical Education Universidade Estadual Paulista | - |
Descrição: dc.description | Faculty of Sport Science and Physical Education University of Coimbra | - |
Descrição: dc.description | Núcleo de Ciências da Vida—NCV Centro Acadêmico do Agreste—CAA, Caruaru | - |
Descrição: dc.description | Exercise and Immunometabolism Research Group Postgraduate Program in Movement Sciences Department of Physical Education Universidade Estadual Paulista | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Relação: dc.relation | International Journal of Molecular Sciences | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | angiogenesis | - |
Palavras-chave: dc.subject | cancer | - |
Palavras-chave: dc.subject | enriched environment | - |
Palavras-chave: dc.subject | pro-oncogenic factor | - |
Palavras-chave: dc.subject | tumor growth | - |
Título: dc.title | Environmental Enrichment in Cancer as a Possible Tool to Combat Tumor Development: A Systematic Review | - |
Tipo de arquivo: dc.type | vídeo | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: