Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Mato Grosso do Sul | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) | - |
Autor(es): dc.creator | Suttini, Ronivan Sousa da Silva | - |
Autor(es): dc.creator | Caluzi, João José | - |
Autor(es): dc.creator | Errobidart, Nádia Cristina Guimarães | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T20:11:56Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T20:11:56Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1590/1806-9126-RBEF-2023-0188 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/305713 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/305713 | - |
Descrição: dc.description | One of the objectives of current scientific education is to promote a more authentic understanding of the Nature of Science (NoS). However, a recurring challenge is the scarcity of accessible historical materials that enable teachers to implement explicit and reflective approaches to aspects of NoS. In this context, a two-stage study was conducted. In the first part, an analysis and discussion of Nobel Lecture delivered by German physicist Philipp Lenard (1862–1947) upon receiving the Nobel Prize in Physics in 1905 were carried out. In the second stage, a historical account was constructed regarding the genesis and development of the Nazi movement “German Physics” (“Deutsche Physik”) during the years 1920 to 1938, under the leadership of Philipp Lenard and Johannes Stark (1874–1957). The selection of NoS aspects to be problematized was based on the investigative approach by “themes” and “questions” proposed by researcher André Martins (2015). Through specific excerpts, a discussion was conducted, demonstrating to what extent it is possible to problematize the main distorted images about scientific work, as pointed out by Gil-Perez et al. (2001). At the end of this article, the complete translation of the presentation speech and the content of the Nobel Lecture is made available as “supplementary material”. | - |
Descrição: dc.description | Instituto Federal de Mato Grosso do Sul, Três Lagoas, MS | - |
Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Física, Bauru, SP | - |
Descrição: dc.description | Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Instituto de Física, MS | - |
Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Física, Bauru, SP | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Revista Brasileira de Ensino de Fisica | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | Controvérsias Científicas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Efeito Fotoelétrico | - |
Palavras-chave: dc.subject | Física Alemã | - |
Palavras-chave: dc.subject | German Physics | - |
Palavras-chave: dc.subject | History and Philosophy of Sciences | - |
Palavras-chave: dc.subject | História e Filosofia das Ciências | - |
Palavras-chave: dc.subject | Nature of Sciences | - |
Palavras-chave: dc.subject | Natureza das Ciências | - |
Palavras-chave: dc.subject | Photoelectric Effect | - |
Palavras-chave: dc.subject | Scientific Controversies | - |
Título: dc.title | A Problematization about the Nature of Science: an analysis of Philipp Lenard’s Nobel Lecture and the Nazi “Deutsche Physik” movement | - |
Título: dc.title | Uma Problematização sobre a Natureza das Ciências: análise da Nobel Lecture de Philipp Lenard e do movimento nazista “Deutsche Physik” | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: