Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual de Londrina (UEL) | - |
Autor(es): dc.creator | Nery, Ana Clara Bortoleto | - |
Autor(es): dc.creator | Honorato, Tony | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T16:01:17Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T16:01:17Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1080/00309230.2024.2364223 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/305709 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/305709 | - |
Descrição: dc.description | At a time when extremist movements are gaining proportions on the world stage, it is relevant to reanalyse experiences that intended to establish democracy as a principle in school education. The School Republic was one of them, which was proposed by the Sampaio Dória Reform, in 1920, taking the New School as its context; the School Republic aimed to promote modernity and provide students with knowledge and experience, and incorporate democracy. The School Republic was a student association that had the function of practical learning in civic education. Organised along the lines of a presidential republic, the association should have its own constitution to govern its operation. This article aims to analyse the School Republic proposal and its role in teacher education for democracy and to map the experiences of implementing school republics in normal schools. The starting point is that by having self-government as its axis, the student association would promote new configurations and change the constituted ethos and habitus, threatening the established and inscribed power of principals and teachers in normal schools. For Sampaio Dória, students should learn to live in a democracy through civic activities. Among other changes promoted by the reform, the more horizontal relationship between teacher and student seems to have shaken the school field, ending the school republic. | - |
Descrição: dc.description | Department of School Administration and Supervision São Paulo State University | - |
Descrição: dc.description | Department of Education State University of Londrina | - |
Descrição: dc.description | Department of School Administration and Supervision São Paulo State University | - |
Formato: dc.format | 69-87 | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Relação: dc.relation | Paedagogica Historica | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | education reform | - |
Palavras-chave: dc.subject | modernity and democracy | - |
Palavras-chave: dc.subject | normal school | - |
Palavras-chave: dc.subject | School Republic | - |
Título: dc.title | Modernity and democracy in normal school: the School Republic in the 1920 reform in São Paulo (Brazil) | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: